Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Fórum Alternativo Mundial da Água terá cerca de 200 atividades

Tamanho da letra A+ A-
A ideia é incluir a população em debates sobre o uso do recurso hídrico

O Fórum Alternativo Mundial da Água, de 17 a 22 de março, terá como foco discussões sobre povos e comunidades ribeirinhas. O evento é organizado por movimentos sociais e ocorre paralelamente ao 8º Fórum Mundial da Água. A ideia é incluir a população em debates sobre o uso do recurso hídrico.

O evento terá cerca de 200 atividades, como mesas redondas, seminários e painéis, e serão divididas entre a Universidade de Brasília e o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

Estão confirmadas 33 entidades brasileiras, como população indígena, quilombola, grupos de pequenos agricultores e pescadores. As discussões resultarão em um documento final de manifesto.

A expectativa é que 10 mil pessoas participem do evento, que será aberto e gratuito.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da ANA.

O fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

Artur Hugen, com Jade Abreu/Agência Brasília/Fotos: Divulgação

Fórum Alternativo Mundial da Água

De 17 a 22 de março

Das 8 às 20 horas

Na Universidade de Brasília e no Pavilhões de Exposições do Parque da Cidade

8º Fórum Mundial da Água

De 18 a 23 de março

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha