Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Sérgio Souza, economia do Paraná cresce m ais que o dobro do Brasil em 2017

Tamanho da letra A+ A-
“É uma demonstração clara de que a economia do Paraná superou a crise e que não estamos mais em recessão.” A afirmação é do deputado federal Sérgio Souza (MDB) que comentou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) paranaense

“É uma demonstração clara de que a economia do Paraná superou a crise e que não estamos mais em recessão.” A afirmação é do deputado federal Sérgio Souza (MDB) que comentou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) paranaense em 2,5% no ano que passou, enquanto o Brasil apresentou alta de 1%.

     O resultado positivo foi divulgado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (IPARDES). O PIB nacional de 2017 foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). “Agora é preciso manter as políticas de desenvolvimento no setor produtivo que alavanca a economia paranaense e brasileira”, comentou o parlamentar.

     O PIB paranaense encerrou o ano com R$ 415,8 bilhões, o equivalente a 6,35% da economia nacional. Em 2010, o Paraná detinha 5,8% de participação. Os dados revelam que a recuperação do estado ocorreu com a alta da agropecuária, que cresceu 11,5% em relação a 2016, graças à safra recorde e as elevadas produções de soja, milho, café, feijão e fumo.

      Na comparação com igual período do ano anterior, a economia do Estado cresceu 3,3% no primeiro trimestre, 1,4% no segundo, 3% no terceiro e 2,2% no quarto. No quarto trimestre de 2017, os destaques foram a indústria (2,2%) e os serviços (2,3%). A agropecuária registrou queda de 0,5%, em função da menor produção de trigo e da redução no abate de aves.

Artur Hugen, com AI/Gabinete/Foto: Divulgação