Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Governador e secretário avaliam os 60 dias de nova gestão na Saúde e reforçam compromisso de trabalho firme e responsável

Tamanho da letra A+ A-
Acelio Casagrande, que completa 60 dias à frente da pasta, fez uma avaliação dos últimos dois meses, destacando conquistas positivas, mesmo diante de dificuldades

Medidas para otimizar recursos, regionalizar a Saúde e aplicar o dinheiro público com eficiência para melhor atender a população foram os principais assuntos da reunião de trabalho entre o governador Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, nesta segunda-feira, 19, na sede da Secretaria, em Florianópolis.

Casagrande, que completa 60 dias à frente da pasta, fez uma avaliação dos últimos dois meses, destacando conquistas positivas, mesmo diante de dificuldades.

Casagrande informou que há um constante e detalhado controle de caixa de todos os gastos para a saúde no Estado e uma rigorosa fiscalização com análise de relatórios para a boa aplicação dos recursos. O secretário destacou que a Secretaria da Saúde (SES) tem cumprindo com seus compromissos financeiros, mantendo os pagamentos com fornecedores. Além disso, os pagamentos estão em dia com os hospitais geridos por organizações sociais e filantrópicos.

Garantia de estoque

Outra ação positiva é a garantia de estoque para abastecimentos de materiais para as unidades hospitalares que, nestes 60 dias de gestão, cresceu de 23% para 45%, enquanto o estoque de medicamentos saltou de 36% para 57%. “Proteger as pessoas no momento que mais necessitam faz parte de um trabalho constante e de muito foco. Nossa prioridade, junto com o governador, é dar atenção total à área”, afirmou o secretário.

Na reunião, Eduardo Pinho Moreira, que assumiu o Governo do Estado há 30 dias, reforçou que governar com responsabilidade é seu compromisso com Santa Catarina. O governador destacou que a decisão de repassar os 14% da receita líquida do Estado está sendo rigorosamente cumprida. Eduardo Pinho Moreira informou que foram liberados aproximadamente R$ 70 milhões para liquidar dívidas referentes ao ano passado.

“Escolhemos prioridades para esta gestão e Saúde é uma delas. Nós estamos discutindo e mostrando que é possível fazer mais com menos. Para isso, é fundamental revermos contratos, ações da SES, economizar e ter muita responsabilidade com os gastos públicos para que a população se sinta protegida e bem atendida”, explicou Eduardo Pinho Moreira.

Maternidade Santa Catarina

Para melhorias na Maternidade Santa Catarina, em Criciúma, o governador Eduardo Pinho Moreira e o secretário Casagrande assinaram convênio para a reforma e ampliação da Central de Material de Esterilização da unidade hospitalar, no valor de R$ 1 milhão. Eles ainda salientaram a importância da regionalização da Saúde. Foi feito um diagnóstico dos serviços que faltam em cada região e, com os resultados, foram criadas oito centrais de regulação (Joinville, Itajaí, Blumenau, Florianópolis, Criciúma, Joaçaba, Chapecó e Lages). “Estamos fortalecendo os serviços em cada região do Estado para que as pessoas sejam atendidas sem ter que se deslocar para capitais", disse Casagrande.

Após a reunião, o governador e o secretário conversaram com a administradora e servidora da Secretaria de Estado da Saúde, Carla Gianni da Rocha. A implantação do Portal de Compras da SES, com reflexos na eficiência da aplicação dos recursos públicos de forma ágil e transparente foi vencedor da edição 2017 do Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública, promovido pela Câmara de Gestão Pública (CGP) do Conselho Federal de Administração (CFA), com sede em Brasília. O projeto na modalidade Gestor Público foi apresentado por Carla, que exerce o cargo de diretora de licitação e compras da SES.

A servidora disse que o prêmio representa o reconhecimento e a consolidação de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos na SES. “O portal consolida um conjunto de iniciativas construídas com trabalho de equipe. Foi concebido com base nas premissas de transparência e boas práticas de gestão e projeta o trabalho da área de compras da SES como referência nacional. É um orgulho para todos nós”, disse Carla.

“Só teremos condições de melhorar as condições de assistência à saúde se a nossa gestão também for eficiente, comprando mais e melhor, assim os medicamentos, insumos, exames, e cirurgias podem chegar mais rápido e diminuir o sofrimento das pessoas”, destacou o secretário, ao parabenizar, junto com o governador, a servidora.

Artur Hugen, com Secom/GSC/ Fotos: Jeferson Baldo/GVG