Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Representante do Ministério de Relações Exteriores no Estado mantém compromisso para promoção do Rio Grande do Sul

Tamanho da letra A+ A-
O governador Sartori ressaltou a importância do Escritório de Representação em Porto Alegre para assuntos internacionais

O governador José Ivo Sartori recebeu, na tarde desta segunda-feira (19), no Palácio Piratini, a nova titular do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio Grande do Sul (Eresul), Eliana da Costa e Silva Puglia.

A embaixadora assumiu o cargo no dia 26 de fevereiro, em substituição ao diplomata guaporense Flávio Bonzanini, que foi designado a cumprir a função de cônsul-geral do Brasil em Lagos, na Nigéria.

O encontro teve o objetivo de apresentar a embaixadora ao governador, que ressaltou a importância do Escritório de Representação em Porto Alegre para assuntos internacionais, como as missões que liderou a países do exterior. Sartori lembrou que Eliana é a segunda mulher a assumir o cargo em sua gestão.

“Temos um bom relacionamento com o escritório, o que nos ajuda a fazer eventos como a reunião com governadores da Argentina e do Brasil. Isso muda o ambiente e começa a criar perspectiva para o desenvolvimento do estado”, considerou.

A embaixadora afirmou estar honrada com o cargo. “Os desafios serão de seguir a linha dos antecessores e continuar ajudando o estado a crescer e se comunicar com outros países, fazendo um trabalho para mostrar o RS ao Brasil e ao mundo”, reforçou Eliana.

O secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, afirmou que as relações com países de outros continentes é facilitada pela presença do escritório do Itamaraty no estado.

“É muito importante termos essa representação, porque o Rio Grande do Sul tem uma economia muito internacionalizada, mantém relações com mais de 200 países no mundo. A presença da embaixadora nos possibilita receber missões internacionais e também facilita e ajuda a divulgar as missões que o Estado promove", explicou.

Sobre a embaixadora

Eliana da Costa e Silvia Puglia, 57 anos, é natural de Porto Alegre. Bacharel em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, possui curso de Língua e Literatura Inglesa pela Universidade de Brasília (UNB). Tem conhecimento em português, inglês, espanhol, francês e italiano. Já cumpriu missões permanentes e transitórias nas embaixadas em Roma (Itália), Malabo (Guiné Equatorial), Nova Deli (Índia), São Tomé (São Tomé e Príncipe), Paris (França), Santiago (Chile), e nos consulados de Assunção (Paraguai), La Paz (Bolívia), Rivera (Uruguai) e Mendoza (Argentina).

Escritório de Representação no RS

A representação do Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil tem sede no 16º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), no Centro de Porto Alegre. Entre as principais responsabilidades, está a interlocução dos cidadãos e autoridades com os consulados estrangeiros presentes no RS. A lista completa de consulados pode ser conferida aqui.

A assessora para Agendas Internacionais do Gabinete do Governador, Soraia Zanchi, também acompanhou a visita.

Artur Hugen, com Secom/GRS/ Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini