Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Governador Colombo conhece projeto para incrementar produção da fruticultura catarinense

Tamanho da letra A+ A-
Governador Colombo coordenou o encontro em Florianópolis

O governador Raimundo Colombo conheceu na noite desta segunda-feira, 22, na Casa d'Agronômica, em Florianópolis, o Projeto Fruticultura, que visa incrementar a produção de frutas mediante a criação de linhas específicas de financiamento para acesso a novas tecnologias do setor. 
“É um estudo muito bom, profundo e que mostra caminhos importantes. Nossos técnicos vão avaliar com bastante atenção. Nós precisamos nos preparar para o futuro e fazer mais com menos”, disse Colombo. O governador destacou que o tema é importante, envolve muitas famílias que dependem da fruticultura e que o governo tem programas para auxiliar. “O governo tem uma série de programas que nós precisamos afinar e fazer com que produzam ainda mais resultados”, afirmou.

O projeto é de autoria do deputado estadual Natalino Lázare e busca incentivar produtores que possuem áreas ociosas em suas propriedades a empregá-las para a produção de frutas. Nesse caso, será disponibilizado um “pacote tecnológico” contendo informações como as variedades mais propícias ao clima e ao solo de cada região, formas de plantio e manejo, equipamentos para irrigação e proteção contra granizo e geada. Tudo já com os custos para implementação, além de orientações de como acessar as linhas de crédito existentes.
“Estamos trazendo para o governador uma ideia de incrementar ainda mais essa atividade na agricultura, porque é mais uma fonte de renda e precisamos dar esse apoio público aos nossos produtores. É uma alternativa econômica. Nós temos uma região muito próspera e desenvolvida na área da fruticultura, com solo preparado para isso, clima favorável e, sobretudo, com gente que tem a vocação de plantar e produzir frutas”, explicou Natalino Lázare.
Outra possibilidade levantada é que parte das frutas cultivadas sejam destinadas à fabricação de sucos, cuja rentabilidade é assegurada a partir de pomares em terras com mais de um hectare.
Santa Catarina ocupa o 6º lugar em produção de frutas do Brasil. A região do Meio-Oeste é responsável por 50% da produção de maçã do país e também lidera a produção de uvas, dentre outras culturas. 
De acordo com o mais recente relatório elaborado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), entre 2014 e 2015 as principais lavouras frutícolas permanentes no estado somaram algo próximo a 55 mil hectares. Esse cultivo envolveu cerca de 14 mil produtores e resultou em uma safra de mais de 1,5 milhão de toneladas, que foram comercializadas pelo valor bruto de R$ 1 bilhão.
Artur Hugen, com informações do GSC/Foto: Julio Cavalheiro/Secom