Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Balões colorem praça em frente ao Piratini em lançamento de festival de Torres

Tamanho da letra A+ A-
Balões coloriram a Praça Marechal Deodoro ao lançar 30º Festival Internacional de Balonismo de Torres

Diversos balões coloriram a Praça Marechal Deodoro, no centro de Porto Alegre, nesta quarta-feira (21), durante o lançamento do 30º Festival Internacional de Balonismo de Torres. A cerimônia aconteceu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori e do prefeito do município litorâneo, Carlos Souza.

"O lançamento desta edição é mais um exemplo de que se a gente não agir em parceria com as prefeituras e entidades, não vamos para frente. Acredito que este evento é uma forma de elevar o nome do Rio Grande do Sul, apresentando a todos a beleza do trabalho e da dedicação do povo gaúcho", ressaltou o governador.

Para Souza, o festival também é uma forma de movimentar a economia e o turismo da região. "Aos poucos, o nosso município vem se consolidando como capital nacional do balonismo. Estamos muito felizes em trazer uma pequena parte do evento para o Piratini. Com certeza, é uma edição especial, afinal, são 30 anos ininterruptos gerando vagas de emprego, renda e desenvolvendo a economia da região", afirmou.

No total, 60 balões estão confirmados no evento que acontece entre os dias 27 de abril e 1º de maio, no Parque Odilo Webber Rodrigues. Este ano, as novidades são as melhorias na infraestrutura do parque, como a pavimentação de mais de quatro mil metros quadrados, oferecendo maior conforto e atendendo antiga reivindicação de moradores e visitantes.

Na programação, um dos destaques é o tradicional Night Glow, conhecido como o espetáculo dos balões iluminados. A atração conta com atividades paralelas como tenda cultural, feira comercial, food park e Feira da Agricultura Familiar. Os dias de evento se encerram com shows nacionais de cantores como Fernandinho, Lucas Lucco, Raça Negra e Nando Reis.

Durante o festival, quem visita o parque ainda pode acompanhar os competidores disputando modalidades como Caça à Raposa, onde um balão decola em vôo livre e, passado cerca de dez minutos, o juiz autoriza a decolagem dos demais, que devem persegui-lo; o Fly In, onde os balões decolam fora da área do festival tentando jogar suas marcas o mais próximo possível de um alvo delimitado dentro da área do evento; e a Prova da Chave, também conhecida como prova do mastro, onde a chave de um carro 0 km é fixada no alto de um mastro de 6 a 10 metros de altura do chão.

Tradição no balonismo

O Festival de Balonismo em Torres iniciou por acaso. Em 1989, durante os preparativos da 2ª Febanana, antiga festa ralizada na cidade, os organizadores resolveram inovar e trazer alguns balões para divulgar o evento. O interesse do público pela atividade foi tanta que, em outubro daquele ano, surgiu o 1º Festival Sul brasileiro de Balonismo em Torres. A partir daí, o festival passou a ser promovido anualmente, tornando-se o principal evento da cidade.

Artur Hugen, com Secom/GRS/Fotos: Dani Barcellos/Palácio Piratini