Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Prejuízos da estiagem na região Sul foram tratados em Brasília

Tamanho da letra A+ A-
deputado Afonso Hamm e a senadora Ana Amélia Lemos reforçaram a comitiva de prefeitos e lideranças da Metade Sul que esteve reunida, na última semana com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha

O deputado Afonso Hamm e a senadora Ana Amélia Lemos reforçaram a comitiva de prefeitos e lideranças da Metade Sul que esteve reunida, na última semana com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para tratar dos prejuízos da estiagem que atinge os municípios da região.

Com a situação de emergência decretada, representantes de 16 municípios participaram da reunião e solicitaram a liberação de recursos para que sejam destinadas cestas básicas para as famílias que estão com as lavouras comprometidas, locação e abastecimento de carros pipas para distribuição de água para consumo humano.

A retomada da Barragem da Arvorezinha, em Bagé, a perfuração de novos açudes e poços artesianos para amenizar os problemas da falta de chuva na região Sul também foram abordados durante o encontro.

Representante da Azonasul, Afonso Hamm destacou que o ministro sinalizou positivamente aos pedidos encaminhados. “Obtivemos o apoio da Casa Civil no sentido de articular junto ao Ministério do Planejamento a liberação de recursos que serão fundamentais para que as famílias que necessitam sejam assistidas. No segundo momento serão atendidos os animais e adotadas medidas de prevenção”, concluiu.

O grupo, que na quarta-feira esteve em audiência com os Ministérios da Integração, Agricultura e Defesa Civil Nacional, também levou a situação ao conhecimento do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, que na próxima semana deslocara  uma equipe técnica para visita in loco para reconhecimento da situação.

O ministro-chefe da Casa Civil confirmou que fará gestão junto ao Planejamento para garantir que os valores sejam disponibilizados. Padilha ainda afirmou que as emendas parlamentares destinadas para os municípios que enfrentam a seca terão prioridade no pagamento.

Participaram das reuniões prefeitos dos municípios de Aceguá, Arroio Grande, Bagé, Canguçu, Cerrito, Capão do Leão, Candiota, Hulha Negra, Herval, Pedro Osório, Santana da Boa Vista, Turuçu, Cristal, São Jerônimo e Morro Redondo.

Artur Hugen, com AI/Apolos Paz/Fotos/Apolos Paz