Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Farsul celebra 90 anos com forte presença nacional, diz Sartori

Tamanho da letra A+ A-
Homenagem marcou cerimonia dos 90 anos da entidade

A entrega do novo prédio marcou a celebração dos 90 anos da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), considerada uma das mais antigas entidades do Brasil. O ato, ocorrido na noite desta terça-feira (23), na Praça Saint Pastous de Oliveira, teve a presença do governador José Ivo Sartori e do vice-governador José Paulo Cairoli. Junto com o presidente da entidade, Carlos Rivaci Sperotto, familiares de Saint Pastous, Sartori e o vice-governador descerraram uma placa homenageando o ex-dirigente da federação e professor.

O governador entregou uma placa homenageando a federação e destacou que a entidade representativa dos produtores celebra seus 90 anos com uma forte presença nacional. "Que o exemplo da Farsul, a federação da agricultura mais antiga do Brasil, siga nos inspirando. Que o Rio Grande que dá certo da porteira para dentro seja o Rio Grande de todos nós". Lembrou a contribuição de homens e mulheres que saíram do RS para desbravar outras fronteiras do Brasil, ressaltando que "onde tem produção tem gaúcho".

Sperotto elogiou o trabalho de Sartori à frente do Executivo, dizendo que a "casa se orgulha de construir soluções". Afirmou que a entidade trabalha pensando no passado com respeito, no presente, atendendo às demandas, e no futuro com otimismo. Na cerimonia foram homenageadas outras entidades que celebram 90 anos - Hospital Moinhos de Vento, Rádio Gaúcha e Federasul.

Sartori ressaltou ainda a liderança do presidente Carlos Rivaci Sperotto, que há 20 anos está à frente da Farsul. Além de sua atuação reconhecida nacionalmente, disse Sartori, Sperotto é defensor das causas do setor e um grande articulador do sistema Farsul com as demais federações (comércio, indústria, serviços).

Estiveram presentes os secretários Ernani Polo (Agricultura, Pecuária e Irrigação), Tarcísio Minetto (Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo), Pedro Westphalen (Transportes), Fábio Branco (Casa Civil), a presidente do Badesul, Susana Kakuta, deputados estaduais e dirigentes do setor.
História
A Federação das Associações Rurais (FAR) de RS foi criada a partir da fusão de associações originadas no estado. Na criação da FAR, no Teatro São Pedro, o governador do Estado, Borges de Medeiros, destacou em uma célebre frase que "unidos pela solidariedade, os produtores rurais seriam uma força invencível". Em maio de 1927, a FAR deixou de existir e foi criada a Farsul.

Hoje, é composta por 138 sindicatos rurais divididos em 13 regionais, abrangendo todo o RS. A federação ocupa cargos de representação em mais de 50 conselhos, de consumidores de energia, preservação do meio ambiente, entidades de ensino e de pesquisas, estradas, entre outros.

Em seu histórico, a federação ajudou a constituir instituições como o Banrisul, a Cooperativa Sul Rio-grandense de Carnes, o Instituto Sul Rio-grandense de Carnes (Instucarnes), a Associação de Criadores de Cavalos Crioulos, o movimento Citeano e a Federacite, a Federação das Cooperativas de Produtores de Trigo, a Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), o CTG 35 e, mais tarde, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), além de associações de raças.


Artur Hugen, com informações e imagem do GRS