Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ana Amélia defende manutenção da prisão em segunda instância

Tamanho da letra A+ A-
Ana Amélia (Progressistas-RS) voltou a defender, nesta segunda-feira (2), a manutenção da prisão para os condenados em segunda instância

A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) voltou a defender, nesta segunda-feira (2), a manutenção da prisão para os condenados em segunda instância. A parlamentar disse que a sociedade aguarda com ansiedade a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Lula, condenado em primeira e segunda instâncias por corrupção e lavagem de dinheiro.

O Supremo deverá decidir a questão nesta quarta-feira (4). A senadora lembrou que cerca de 5 mil procuradores, promotores e magistrados de todo o país assinaram documento de apoio à manutenção do entendimento, firmado em 2016, pelo próprio STF, de que o cumprimento da pena de prisão deve começar após a decisão de segunda instância.

Ana Amélia destacou que haverá repercussão em muitos casos, com condenados em segunda instância pelos mais diversos crimes deixando as prisões se o STF decidir que Lula não pode ser preso até que haja o trânsito em julgado da sentença que o condenou. A senadora gaúcha também alertou para os prejuízos à Lava Jato caso ocorra a mudança.

— Não podemos criar essa insegurança. Em 2016, o Supremo teve uma convicção em uma matéria tão relevante quanto essa e agora poderá abrir uma brecha em relação a esse mesmo assunto, com repercussões extraordinariamente amplas e também desalentadoras para a sociedade, que viu na operação Lava Jato um sopro de esperança. Ninguém está acima da lei — afirmou a senadora.

Artur Hugen, com Agência Senado/Foto: Divulgação