Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Presidente da Amures faz apelo à diretoria da Fecam

Tamanho da letra A+ A-
Presidente da Amures prefeito de Urubici Antônio Zilli, solicitou apoio da Fecam para se desencadear um movimento estadual de retirada de programas federais do índice da folha de pagamento das prefeituras

O presidente da Amures prefeito de Urubici Antônio Zilli entregou ontem pela manhã, em Florianópolis ao presidente da Federação Catarinense de Municípios – Fecam Volnei Morastoni, ofício solicitando apoio daquela entidade na proposta de se desencadear um movimento estadual de retirada de programas federais do índice da folha de pagamento das prefeituras.

A entrega do pedido foi realizada durante assembleia extraordinária da federação para tratativas referentes aos desafios recentes enfrentados pelos municípios em nível nacional, como participação do Fórum Parlamentar Catarinense e o atraso no pagamento do Apoio Financeiro aos Municípios – AFM, prometido pelo governo federal.

Zili explicou à diretoria da Fecam, que só o município de Correia Pinto está perdendo desde janeiro passado, em média R$ 200 mil por mês na arrecadação devido a redução do índice do FPM de 1% para 0.8% e a manutenção de programas federais que estão na folha de pagamento da prefeitura.

E citou que o prefeito Celso Rogério Alves Ribeiro vive uma situação financeira desoladora. “O caso de Correia Pinto foi agravado pela redução de repasse do FPM. O índice da folha de pagamento saltou de 52,73% para 58,95% e caminha para uma situação de ingovernabilidade administrativa”, revelou.

O presidente da Amures apontou na Fecam que programas federais como Estratégia de Saúde da Família – ESF, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, Centro de Referência de Assistência Social – Cras e Bolsa Família, cuja responsabilidade de manutenção é federal estão sendo custeados pelas prefeituras, mesmo sem ter suporte financeiro.

Os prefeitos de Bom Jardim da Serra Serginho de Oliveira, Urupema Evandro Frigo Pereira, Ponte Alta Luiz Paulo Farias, São Joaquim Giovani Nunes, Correia Pinto Celso Rogério Ribeiro e o vice-prefeito de Lages Juliano Polese também participaram da assembleia da Fecam e reforçaram a necessidade de rever os programas federais que impactam no índice da folha de pagamento das prefeituras.

Durante a tarde, a diretoria da Fecam tratou dentre outros assuntos, sobre as negociações da dívida do Estado em relação à saúde com os municípios catarinenses e sobre a renegociação de valores do parcelamento da dívida do Fundosocial.

Artur Hugen, com Onéris Lopes/AI/Amures/Fotos:Onéris Lopes