Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Fazenda garante a senador Dalirio que programa Rota 2030 deve ser apresentado em um mês

Tamanho da letra A+ A-
senador Dalirio Beber(PSDB-SC) afirma que Fazenda apresenta programa Rota 2030 em um mês e, participa de Comitiva que viabiliza Aduana em Dionísio Cerqueira e Rota do Milho

o senador Dalirio Beber (PSDB-SC), recebeu em seu gabinete, em Brasília, os senadores Paulo Bauer e Dário Berger, para uma audiência com a diretora de Relações Governamentais do Grupo BMW, Gleide M. Souza, além do responsável pelos assuntos governamentais, Saulo Marquezini e o gerente de relações governamentais, Amir Ternes Hamad. O grupo veio solicitar o apoio político dos parlamentares, junto ao governo federal, para que o programa Rota 2030, novo regime automotivo, que deveria ter sido lançado no final de dezembro, efetivamente saia do papel.


“O Brasil está sem política para o setor automotivo desde o fim do ano passado, quando terminou o Inovar Auto. Trata-se do conjunto de regras que montadoras e importadoras deverão seguir, englobando metas de eficiência de consumo de combustível, incentivo à pesquisa, segurança, entre outros itens”, disse o senador Dalirio.A indefinição é um problema maior para as montadoras da linha “premium”, que investiram pesadamente no Brasil amparadas pela proteção tarifária contra importados, estabelecida pelo então Inovar Auto. 


A fábrica da BMW, em Araquari, possui capacidade total para produzir 32 mil veículos por ano, mas está com 75% da produção ociosa. Tem capacidade para gerar 1300 empregos diretos, e hoje possui 600 funcionários. Diante do impasse e falta de regulamentação, a unidade corre o risco de paralisar suas atividades no Brasil.


Para o senador tucano, é urgente a regulamentação do setor, que gera empregos e renda. “Estamos em março de 2018 sem que se tenha esse novo programa implantado. Em especial, para Santa Catarina, a BMW é emblemática, porque é a nossa única indústria automotiva, a única unidade do grupo alemão no país, e que faz total diferença no incremento da economia catarinense, arrecadando tributos, gerando emprego e renda”, justificou o senador, ao manifestar seu total apoio ao setor.


A mão de obra altamente qualificada de Santa Catarina foi reconhecida pela própria matriz alemã, que considera a produção brasileira como a melhor do grupo BMW. “Com certeza um know how e uma cultura que os trabalhadores catarinenses adquiriram com a instalação da unidade”, completou o senador.

Os senadores devem solicitar uma audiência com o presidente Michel Temer, a fim de tentar agilizar a publicação do programa. 

Dalirio integra comitiva para defender viabilidade da Aduana de Dionisio Cerqueira e Rota do Milho

 

Ainda nesta semana, o senador Dalirio Beber (PSDB-SC), acompanhou audiência na Receita federal, em Brasília, com o Secretário Jorge Rachid, para tratar da questão urgente da eficiência na integração da Aduana de Cargas Integrada (ACI) Cargas do Porto Seco de Dionísio Cerqueira (SC)/Bernardo de Irirgoyen-Misiones (ARG), com o objetivo de agilizar a liberação das cargas, além de integrar, efetivamente, órgãos brasileiros e argentinos. O outro tema da audiência foi a capacitação da Aduana, para também viabilizar a importação do milho, através da Rota do Milho, que vem do Paraguai e passa pela Argentina.


“Estamos todos juntos aqui, justamente porque temos a máximo urgência na solução desses assuntos para que haja um desfecho satisfatório para a economia de Santa Catarina. Precisamos manter a competitividade, que hoje compromete a evolução do nosso agronegócio, causando enormes prejuízos para nossa economia, além da ameaça do desemprego”, disse o senador.
O secretário se mostrou conhecedor dos problemas catarinenses, e afirmou que o propósito da Fazenda é ter uma aduana ágil e segura. “Nós queremos isso, então a ideia é operar, e operar com qualidade”, garantiu Rachid, apesar de reconhecer o problema geral da falta de efetivo. Segundo ele, já foi autorizado a liberação de concurso público para equilibrar essa questão de pessoal. 
“Vamos estudar os dados que vocês nos trouxeram, porque é preciso que a integração aconteça na prática e com urgência”, concluiu Rachid.


A comitiva também se reuniu no Ministério da Agricultura – MAPA, com o coordenador geral do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional – Vigiagro, Fernando Augusto Pereira Mendes, para tratar dos mesmos assuntos.
Para o MAPA, Santa Catarina é um estado de excelência e o funcionamento da sua fronteira também dever ser. “O Ministério da Agricultura fará tudo o que estiver ao nosso alcance para resolver essas questões. O custo da nossa ineficiência não pode ser suportado pelo setor produtivo. Nós vamos resolver esses problemas”, garantiu Mendes.


“Hoje é um dia memorável, quando a Fazenda e o MAPA olham com total atenção e se propõem a resolver essas importantes questões para que o agronegócio catarinense se torne ainda mais competitivo. Com a possibilidade de integrar na prática a Aduaneira e a Rota do Milho, podemos oportunizar mais uma Conexão Bi Oceânica, ligando o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico”, destacou Dalirio.


Participaram da audiência o governador Eduardo Pinho Moreira, os senadores Dario Berger e Paulo Bauer, o presidente do PSDB de Santa Catarina, deputado Marcos Vieira, o deputado Celso Maldaner, prefeitos dos municípios das fronteiras, lideranças políticas e empresariais de Dionísio Cerqueira, de Barracão (PR) e também dos vizinhos Argentina e Paraguai. 

Artur Hugen, com AI/Gabinete/Fotos: Divulgação