Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Governador participa da abertura da Vila da Regata Volvo Ocean Race, em Itajaí

Tamanho da letra A+ A-
Volvo Ocean Race - maior regata de volta ao mundo, conhecida como Fórmula 1 dos mares chega à América do Sul

Está oficialmente aberta a Vila da Regata no Centro de Eventos de Itajaí para receber os velejadores que participam da Volvo Ocean Race - maior regata de volta ao mundo, conhecida como Fórmula 1 dos mares.

Sete equipes, com aproximadamente dez integrantes cada uma, partiram da Nova Zelândia e, depois de percorrerem em milhas náuticas o equivalente a 14 mil quilômetros, farão escala na cidade catarinense, que sedia a competição pela terceira vez. Itajaí é a única parada na América Latina.

Na noite desta quinta-feira, 5, o governador Eduardo Pinho Moreira acompanhou a abertura oficial ao lado de lideranças, do CEO da Volvo Ocean Race, Richard Brisius, e do velejador e campeão olímpico Torben Grael, embaixador da competição no Brasil e pai de Martine Grael, única brasileira a participar da regata em 2018. Martine está na equipe holandesa Team AkzoNobel.

Para o governador, é fundamental que o Estado seja atrativo para eventos esportivos do porte da Volvo Ocean Race. “O turismo já representa 13% de toda a riqueza gerada em Santa Catarina, e o nosso Estado tem, neste evento, uma demonstração da capacidade de gestão estrutural para receber os profissionais, os visitantes e os catarinenses que quiserem conhecer toda essa grande atração”, convidou o governador.

Organização e sustentabilidade

Na Vila da Regata, os visitantes podem conhecer um pouco mais da competição em exposições fotográficas e observar os barcos das equipes. O local também conta com praça de alimentação, expositores do mercado náutico, construção civil, artigos esportivos, móveis, moda e acessórios, além de espaços para atividades culturais e educacionais. A estrutura foi elogiada pelo representante da Volvo Ocean Race. “Itajaí é um exemplo de organização com sustentabilidade. É fantástico estarmos aqui”, afirmou Brisius.

Este ano, a etapa catarinense chama a atenção para o problema da poluição plástica no planeta. A proposta é conscientizar a população para a redução do plástico descartável, protegendo as praias. Dentro da Vila, não serão utilizados copos descartáveis nem vendidas garrafas de plástico.

De Itajaí, os velejadores seguem no dia 22 de abril para a próxima escala em Newport, nos Estados Unidos. A perna entre Auckland e Itajaí é considerada a mais desafiadora da regata, com uma maratona de 7,6 mil milhas náuticas (14 mil quilômetros) cruzando águas ao Sul do continente americano e em torno do Cabo Horn, um dos pontos mais perigosos do mundo. Por este desafio, a etapa tem pontuação dupla, com um adicional extra atribuído ao primeiro navio que passar pelo Cabo.

Homenagem

Durante a abertura da Vila da Regata, em Itajaí, o CEO da Volvo Ocean Race, Richard Brisius, lembrou do velejador John Fischer que morreu no percurso entre a Nova Zelândia e Itajaí. “Um dos nossos homens não chegará até aqui e, a nós, resta homenagear ele e sua família”, pediu. Fogos de artifício foram queimados assim que foi aberta a visitação à Vila. “Quando o céu se iluminar, vamos olhar para cima. Assim, John Fischer saberá que estamos pensando nele”, homenageou.

Evento

No dia 20 de abril, haverá a In-Port Race, uma competição realizada nos locais de parada. No dia 21, os barcos estarão abertos ao público e, no dia 22, acontecerá a partida das sete equipes competidoras para o próximo porto, em Newport nos Estados Unidos.

Artur Hugen, com Secom/GSC/ Fotos: James Tavares/Secom

Etapa brasileira da Volvo Ocean Race atrai navegadores para o litoral de Santa Catarina

Turistas de todo o Brasil e do exterior deverão desembarcar na cidade de Itajaí em abril para acompanhar as atrações da Volvo Ocean Race

A chegada dos primeiros velejadores ao litoral de Santa Catarina, única parada na América do Sul da Volvo Ocean Race está prevista para o dia 8 de abril, mas o município de Itajaí já vive o clima do evento. É o caso da Marina Itajaí, localizada ao lado da Vila da Regata, estrutura que receberá os velejadores e a etapa da competição mundial.

O complexo náutico já registra 100% de ocupação para as vagas para embarcações disponíveis no período do evento. São navegadores procedentes de diversas partes do Brasil e do exterior que desejam assistir de perto à Fórmula 1 dos Mares.

“A localização privilegiada da Marina Itajaí, ao lado de onde acontecerá a etapa sul-americana da Volvo Ocean Race, a mais antiga e renomada regata mundial, contribui para a atração de público que virá de barco para assistir ao evento. Nossa estrutura, tanto física quanto tecnológica, para atender com conforto e segurança as embarcações também justifica a ocupação total do complexo náutico para o período”,comenta o diretor náutico da Marina Itajaí Carlos Oliveira.

Além do acesso por mar, a chegada terrestre à Marina Itajaí e à Vila da Regata (ao lado) também é facilitada por meio da BR 101 duplicada. A marina também fica próxima (cerca de 15 minutos) do aeroporto internacional de Navegantes e conta com estrutura para receber helicópteros. As coordenadas são: 26º 54’ 38” S - 48º 39’ 13” W.

“A Volvo Ocean Race projeta a nossa região e consolida a cidade como polo náutico internacional, o que também reflete em movimentação econômica não apenas para o setor náutico, mas para as várias áreas da economia como turismo, comércio, serviços e outros”, complementa o diretor.

Até o dia 22 de abril,quando acontecerá a largada das equipes de Itajai (Brasil) rumo a New Port (EUA), a previsão da organização da Itajai Stopover é a atração de mais de 400 mil pessoas e movimentação em torno de R$ 82 milhões para o país.

Sobre a Volvo Ocean Race

Considerada a maior regata de volta ao mundo, a edição 2017/2018 da Volvo Ocean Race iniciou em Alicante, na Espanha, em outubro do ano passado. Ao todo, sete equipes com velejadores de diversas partes do mundo participam da corrida. A competição conta com 11 etapas, sendo que o Brasil será sede da chegada da sétima etapa, que teve saída em Auckland, na Nova Zelândia, no dia 18 de março.

A previsão é de que os primeiros veleiros cheguem no litoral brasileiro a partir de 6 de abril. Grande expectativa para a chegada de Martine Grael, única brasileira a participar desta edição da maior regata à vela do planeta. A medalhista olímpica e campeã mundial integra a equipe Akzo Nobel, é filha do bicampeão olímpico Torben Grael e deve ser recebida pela família na chegada a Itajaí.

Artur Hugen, com Larissa Andrade/Rotas Comunicação

Sobre a Marina Itajaí

Inaugurada em dezembro de 2015, a Marina Itajaí está localizada no centro da cidade catarinense de Itajaí – na Rua Vereador Carlos Ely Castro n° 100, ao lado do Centreventos, - sendo um importante polo náutico, naval, turístico e industrial. A marina oferece atualmente 320 vagas, sendo 155 vagas secas e 165 vagas molhadas que comportam desde pequenas embarcações até iates e veleiros com mais de 150 pés. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração; ainda há posto de combustível com bandeira BR sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui opções de lazer como espaço gastronômico, área para serviços e amplo estacionamento como parte de sua estrutura.

Mais informações: www.marinaitajai.com