Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Sartori comemora parceria com municípios para promover desenvolvimento

Tamanho da letra A+ A-
“O Rio Grande jamais seria grande se não a parceria com as comunidades", disse o governador

Um dia após formalizar a permuta para a construção de mais 420 vagas em um novo presídio em Bento Gonçalves, o governador José Ivo Sartori visitou a região, nesta terça-feira (10), para reforçar a potencialidade da Serra. Nesta que é considerada a maior feira de gestão ambiental do país, a 8ª Fiema Brasil 2018 - Feira de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente, Sartori voltou a citar o protagonismo dos municípios no processo de transformação do Estado.

“O Rio Grande jamais seria grande se não a fosse a parceria com as comunidades, se não fosse o apoio e o protagonismo dos municípios. Não estamos em Bento Gonçalves por acaso. Hoje, reiteramos a nossa parceria neste importante momento de retomada, onde estamos colhendo resultados significativos para o estado”, disse Sartori na abertura do evento.

Para o governador, a Fiema Brasil representa a síntese do espírito empreendedor de sua população, “unindo setores da economia, fomenta o desenvolvimento regional e faz da sustentabilidade uma diretriz para o futuro. Assim como a feira, o nosso governo também está trabalhando por novos caminhos, plantando as sementes de um estado mais moderno e eficiente, parceiro e indutor do desenvolvimento, em especial de setores como este, de potencial estratégico para o RS”, comparou.
 

O presidente da Fiema Brasil 2018, Jones Favretto, falou sobre a contribuição da feira para que os princípios da sustentabilidade sejam o alicerce de outras formas de se construir o ambiente empresarial e a sociedade como um todo. “A Fiema é palco para dar visibilidade aos empreendedores da área. Hoje, os veículos elétricos são uma novidade, mas em poucos anos serão dominantes, como a energia fotovoltaica. Temos a ambição ainda de ajudar a criar um novo polo de negócios ambientais em Bento Gonçalves”, afirmou.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin, cumprimentou o governador pela permuta para a nova penitenciária masculina, e a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, que também acompanhou o evento, pela liderança na desburocratização na área ambiental do estado. “A construção de presídios é mais um daqueles assuntos que muita gente prefere fechar os olhos do que encarar como sociedade. Investir em presídios? É coisa de terceiro mundo. Errado. O mundo em que vivemos hoje precisa ser passado a limpo. E essa parceria do governo do Estado com o município somente nos faz bem”, ressaltou.

O presidente da Fundação Proamb, realizadora do evento, Neri Gilberto Basso, agradeceu a presença do governador e reiterou o papel da fundação voltada às questões do meio ambiente, desenvolvimento social, crescimento do terceiro setor e polo industrial do município. “Governador, é preciso ter continuidade, persistência, resiliência e foco, que são qualidades suas, qualidades de quem está comprometido com causas maiores. É preciso mudar o estado de espírito do RS para um futuro melhor”, disse.

Após a abertura, o governador e a secretária Ana Pellini, acompanhados de uma comitiva de autoridades, visitaram os espaços da feira. O programa Sustentare, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão em parceria com a Companhia de Processamento de Dados (Procergs), é um dos projetos de iniciativa do governo do Estado que está presente na Fiema Brasil 2018, lançando e divulgando seu site www.sustentare.rs.gov.br.

 

Ainda na ocasião, o BRDE e a empresa Multimóveis, de Bento Gonçalves, celebraram o protocolo de solicitação de financiamento para a implantação de uma usina fotovoltaica no município, no valor de R$ 8 milhões.

Sobre a feira

Considerada a maior feira de gestão ambiental do sul do país, a Fiema Brasil 2018 - Feira de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente é uma iniciativa da Fundação Proamb de Bento Gonçalves.

É um evento onde são apresentadas as principais soluções, tecnologias e inovações para resíduos, águas, efluentes, energia, ciência e tecnologia, segurança do trabalho e gestão ambiental. A edição anterior, de 2016, contou com 8.250 visitantes e 130 expositores de 10 países diferentes. Em paralelo, ocorre uma programação chamada FiemaCon, que aponta as principais diretrizes capazes de transformar a preocupação ambiental em vantagem competitiva para empresas e organizações.

A estimativa para a 8ª edição da Fiema Brasil é de receber 10 mil visitantes no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A feira continua até esta quinta-feira (12). A programação completa pode ser acessada aqui.

Artur Hugen, com Secom/GRS/ Fotos: Dani Barcellos/Palácio Piratini