Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Governador exalta produção da cadeia leiteira em abertura da Fenasul/Expoleite

Tamanho da letra A+ A-
Governador José Ivo Sartori, com secretários e representantes do setor, participou da abertura da Fenasul/Expoleite, que vai até domingo

O tradicional banho de leite dos campeões celebrou a abertura da 13ª Fenasul e da 40ª Expoleite, nesta quinta-feira (25), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento contou com a presença do governador José Ivo Sartori e dos secretários Ernani Polo (Agricultura) e Tarcísio Minetto (Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo). A grande campeã adulta deste ano foi Festileite P. Ferraboli 266 Damasco (box 101), que produziu 73,34 quilos.

A Fenasul/Expoleite vai até domingo no município metropolitano. "A feira vem para valorizar a produção leiteira, matéria prima importante e presente na vida de todos e fonte de renda para muitas famílias", disse Sartori.

Neste ano, a feira vem renovada e a programação inclui exposição de bovinos, caprinos, equinos, feira de agricultura familiar, festival de queijos, feira de terneiros e vaquilhonas, feira de pequenos animais, seminários técnicos, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas e praça de alimentação. Está programado o 3º Rodeio Fenasul, organizado pela Federação Gaúcha de Laço, além de shows. "Mostra o que de melhor se produz da porteira para dentro. Há espaço para qualificação dos produtores, para fechar negócios ou mesmo saborear os produtos", completou.

 

O Rio Grande do Sul detém a segunda maior bacia leiteira do país, que produz cerca de 4,6 bilhões de litros de leite por ano. A cadeia leiteira está presente em 467 municípios e, segundo a Emater RS/Ascar - conveniada à Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) -, envolve mais de 100 mil propriedades no estado. A pecuária leiteira é a principal atividade responsável pela fixação do homem no campo.

Conforme o secretário Ernani Polo, as mudanças fortalecem a mostra. Segundo ele, o empenho das entidades foi essencial para dar um novo dinamismo à Fenasul/Expoleite. "Estamos fazendo uma grande integração para que o parque venha a ser mais amplamente utilizado", disse.

Estiveram presentes o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, deputados, prefeitos, representantes da Farsul e da Fetag e lideranças do setor.

Agricultura Familiar

Na primeira agenda no Parque Assis Brasil, o governador participou da abertura da mostra da agricultura familiar, que reúne 20 agroindústrias, ligadas à Fetag. A iniciativa tem o apoio da SDR e da Emater. Biscoitos, geleias, sucos e doces são algumas opções disponíveis no espaço, que está aberto ao público até o próximo domingo.

 

Artur Hugen, com informações do GRS/Fotos: Luiz Chaves/Palácio Piratini