Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Plano ABC é destacado em evento sobre conservação do solo

Tamanho da letra A+ A-
Pedro Neto, diretor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e Produção Sustentável discursa no evento

Por ocasião das comemorações referentes ao Dia Nacional da Conservação de Solo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou na última semana, um seminário sobre o tema, no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Intitulado "Conservação de solo: Sustentabilidade na produção de alimentos e na segurança hídrica”, o encontro reuniu especialistas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Embrapa e empresários do setor.

O coordenador da implementação do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), Elvison Nunes Ramos, destacou a importância do Plano “como uma política pública que visa realmente ajudar o produtor rural nesse processo de conservação do solo e que disponibiliza uma linha de crédito para ajudar o produtor rural nessa mudança de um sistema menos conservador para um mais conservador. ”

A atuação de empresas, estratégias para inovações tecnológicas na agricultura, planos para a conservação do solo e os desafios para a produção sustentável foram debatidos no seminário. Segundo o chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista do Mapa, Maurício Carvalho de Oliveira, a conservação do solo é essencial para o Brasil, não só por sua importância para a agricultura no presente e no futuro, como também por seu papel na segurança alimentar nacional e mundial. Temos que estabelecer uma política capaz de assegurar o desenvolvimento do setor agrícola e o equilíbrio ambiental, atendendo às necessidades das populações atuais, sem comprometer as gerações futuras”.

Mauricio ressalta ser crucial que o país continue ampliando o uso de tecnologias como o plantio direto, a integração lavoura-pecuária-floresta e a recuperação de pastagens degradadas, todas previstas no Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) para reforçar a conservação do solo, da água e dos recursos naturais.

O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado em 15 de abril, data regulamentada pela Lei 7.876 de 13 de novembro de 1989. A criação desta data foi uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Artur Hugen, com Coordenação-geral de Comunicação Social do Mapa/Foto: Divulgação