Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Eunício busca medidas para melhorar a vida de brasileiros no Japão

Tamanho da letra A+ A-
Neste ano, se comemoram os 110 anos da imigração japonesa ao Brasil. Em 2018, são celebrados também os 30 anos do movimento dekassegui, de brasileiros descentes de japoneses que foram morar no Japão em busca de trabalho

Em viagem oficial ao Japão, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, se encontrou com os presidentes do legislativo no país: Chuichi Date, da Câmara dos Conselheiros, o Senado japonês, e Tadamori Oshima, da Câmara dos Representantes, a Câmara dos Deputados japonesa.

A cooperação econômica e a intensificação das relações humanas entre Brasil e Japão foram o tema das conversas.

Neste ano, se comemoram os 110 anos da imigração japonesa ao Brasil, que hoje abriga a maior população de nipo-descendentes nascidos fora do Japão, com quase dois milhões de nikkeis.

Em 2018, são celebrados também os 30 anos do movimento dekassegui, de brasileiros descentes de japoneses que foram morar no Japão em busca de trabalho.

“Cerca de 180 mil brasileiros vivem e trabalham no Japão, contribuindo para a economia japonesa com sua força de trabalho nas fábricas. Além de pagarem seus impostos, se constituem novos e ávidos consumidores dos produtos e da cultura japoneses, integrando-se com sucesso à sociedade japonesa”, lembra o presidente do Senado.

Eunício Oliveira tratou da oferta de melhores condições de vida para a comunidade brasileira no Japão.  Entre as medidas que podem levar mais conforto, está a atuação de orientadores bilíngues nas escolas para facilitar a integração dos alunos que falam português e estão aprendendo o novo idioma.

“O governo brasileiro sabe que poderá contar sempre com todo o empenho do governo japonês para garantir a nossos nacionais plenos direitos e crescentes oportunidades de ascensão social neste país”, acredita.

O presidente do Senado também se reuniu com Taro Aso, vice-primeiro ministro, ministro das Finanças e presidente da liga parlamentar Brasil-Japão. Eles conversaram sobre as oportunidades de investimento no Brasil, tendo em vista a estabilização da economia, o controle da inflação e a expectativa de crescimento brasileiro em cerca de 3% neste ano e em 2019.

Artur Hugen, com Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado/Fotos: Alex Santos