Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Encontro Nacional de Legislativos Municipais tem a participação da senadora Ana Amélia

Tamanho da letra A+ A-
Senadora Ana Amélia (PP-RS)

A Reforma Política foi o tema central do 11º Encontro Nacional de Legislativos Municipais, realizado esta semana em Brasília. A senadora Ana Amélia participou, na quinta-feira (23), do primeiro painel do evento organizado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB).

Em seu discurso, a senadora destacou a atuação em defesa dos municípios ao longo de seu mandato. Ana Amélia é autora da Emenda Constitucional 84/2014, que aumenta em 1% o repasse de recursos do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Graças à proposta da parlamentar gaúcha, já este ano a verba destinada às prefeituras aumentará em R$ 2,2 bilhões e em 2016, R$ 4,5 bilhões.

— A falta de equilíbrio entre as receitas e as obrigações está levando as prefeituras a uma situação de sufocamento. A crise federativa é tão séria quanto as atuais crises política e econômica do país — declarou a parlamentar gaúcha.

Ana Amélia também ressaltou ser contra o mandato tampão de dois anos para a próxima eleição de vereadores, bandeira defendida pelos parlamentares municipais. A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados propõe, entre outros itens, a unificação das eleições no mesmo ano a partir de 2018. Por isso, seria necessário alterar a duração do próximo mandato.

Além do presidente da UVB, Gilson Conzatti, estiveram no painel com a presença da senadora o deputado federal Domingos Neto e o professor Joffre Neto. Cerca de 650 vereadores participaram do evento realizado no Hotel Imperial entre quarta-feira (22) e sexta-feira (24).

Artur Hugen, com informações e imagens da AI da Senadora gaúcha