Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Congresso Nacional recebe exposição interativa do IBGE

Tamanho da letra A+ A-
O mapa interativo montado pelo IBGE mostra todo o território brasileiro

Servidores e visitantes do Congresso Nacional podem conferir, até 13 de maio, a exposição “O IBGE mais perto de você”, montada no Salão Negro. A mostra permite, por meio de um mapa interativo, percorrer mais de 8 milhões de quilômetros do território brasileiro.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto Ramos, o mapa deve ser considerado uma manifestação simbólica da parceria da instituição com a Câmara e o Senado.

“Este enorme mapa é um pequeno exemplo dessa aproximação, que ele possa se tornar perene e que o nosso produto seja cada vez mais exposto no Congresso”, afirmou.

O mapa interativo revela que, entre 2012 e 2014, cerca de 4,6% do território brasileiro sofreram algum tipo de alteração em sua cobertura, com a expansão da agricultura, das pastagens com manejo, da silvicultura e das áreas artificiais. As florestas sofreram redução de 0,8% no período; as pastagens naturais, redução de 9,4%.

Também estão disponíveis totens para navegação nas ferramentas digitais do IBGE, que é o principal provedor de dados e informações oficiais sobre o País e atende a diversos segmentos da sociedade.

Serviço
A exposição pode ser visitada às segundas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 18h; terças e quartas, de 9h às 20h; e sábado e domingo, das 9h às 17h.

Artur Hugen, com Agência Câmara/Foto: Flavio Lacerda/Secom/Senado