Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Duplicação da BR-116 é debatida durante Painel em Camaquã

Tamanho da letra A+ A-
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão da Duplicação da BR-116, o deputado Afonso Hamm reiterou o esforço da Bancada Gaúcha em garantir recursos para a obra

A duplicação da BR-116, trecho Sul, entre Guaíba e Pelotas, foi pauta do Painel “Duplicação Urgente”, realizado na última sexta-feira (20), em Camaquã, com a presença de lideranças políticas e empresariais, DNIT, PRF, familiares de vítimas de acidentes e moradores dos municípios das regiões Sul e Centro-Sul.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão da Duplicação da BR-116, o deputado Afonso Hamm reiterou o esforço da Bancada Gaúcha em garantir recursos para a obra. “Através da Bancada conseguimos incluir no Orçamento Geral da União de 2018 em torno de R$ 55 milhões. No entanto, o Governo Federal está alocando, em média, 10% do valor total necessário para a finalização da estrada. Se continuar neste ritmo só será possível concluir a BR em 10 anos”, destacou.

Representante da região Sul, Hamm liderou diversas mobilizações em Brasília, junto aos Ministérios dos Transportes e Planejamento, para assegurar os recursos que faltam. Diante da falta de prioridade do governo, o parlamentar afirmou que deputados e senadores gaúchos levarão o assunto ao diretamente ao presidente, Michel Temer.

Diante de um auditório lotado, familiares de vítimas de acidentes fatais relataram histórias tristes que poderiam ter sido evitadas com a duplicação.  Em um dos momentos, Rosemeri Bartz, que há oito meses perdeu o filho João Júlio, de 24 anos, sublinhou que as pessoas precisam entender que uma obra pode até ter preço, mas uma vida não. “Se a estrada já estivesse duplicada talvez meu filho tivesse uma chance”, disse, emocionando os presentes.

Com mediação do jornalista Daniel Scola, o painel expôs a situação crítica da rodovia, que em um ano registrou 290 acidentes, destes 67 graves e 31 mortes, além de estar se transformando em um grande entrave para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Artur Hugen, com AI/Gabinete/Foto: Divulgação