Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Mudanças no Turismo brasileiro estão em curso

Tamanho da letra A+ A-
O PL 2724/2015 transforma a Embratur em uma agência, com mais autonomia e com oportunidade de realizar mais investimentos na promoção internacional do Brasil

Está em votação no Congresso Nacional o projeto de lei que pode promover grandes avanços no cenário do turismo brasileiro. O PL 2724/2015 transforma a Embratur em uma agência, com mais autonomia e com oportunidade de realizar mais investimentos na promoção internacional do Brasil, atividade fim do órgão.

Além disso, promove a abertura de capital das companhias aéreas e uma série de atualizações na Lei Geral do Turismo.

Este ano também foi aprovado o acordo Céus Abertos com os Estados Unidos, que promove uma maior liberdade para as companhias aéreas lançarem novos voos para o Brasil. Em novembro, o visto eletrônico foi lançado na Austrália, fazendo com que já não fosse necessário para os turistas daquele país se deslocarem aos consulados para obtenção de vistos de entrada ao Brasil.

Este benefício foi estendido ao Japão, Canadá e Estados Unidos no mês de janeiro. Nos dois primeiros meses, janeiro e fevereiro, o número de vistos emitidos para os quatro países cresceu 50%. Todas estas ações, em conjunto, visam estabelecer um melhor ambiente para realização de negócios e atração de turistas no Brasil.

O Ministério do Turismo e a Embratur, agora, buscam desenvolver ações para aumentar a vinda de turistas da China. Atualmente, os chineses são os maiores viajantes internacionais. São 130 milhões a cada ano, mas apenas 0,5% desembarcam no Brasil. Na Argentina, esta semana, a Embratur e o Ministério do Turismo assinaram um acordo para desenvolver uma ação conjunta entre os dois países a fim de atrair a chegada de chineses. No próximo mês, o primeiro passo é realizar a irmanação entre as Cataratas do Iguaçu, atração compartilhada entre os dois países, e a Muralha da China.

Artur Hugen, com MTur/Foto: Divulgação