Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Eficiência energética: Caff pode reduzir consumo e economizar até 43% no gasto com iluminação

Tamanho da letra A+ A-
Projeto do Caff está inscrito no processo de chamada pública do Programa de Eficiência Energética da CEEE

Possibilitar uma economia de 43% em iluminação no prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari é a proposta do Projeto de Eficientização do Sistema de Iluminação do Caff, que está sendo inscrito no processo de chamada pública do Programa de Eficiência Energética da CEEE.

A habilitação do projeto, de autoria da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh), foi protocolada nesta segunda (23), junto à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

O projeto da Smarh, que consiste na substituição das lâmpadas fluorescentes de 16 watts por lâmpadas de LED (Light Emitting Diode) de 9 watts no Caff, está orçado em aproximadamente R$ 400 mil. “Caso o mesmo seja selecionado na chamada pública da CEEE, o fornecimento das novas lâmpadas será subsidiado pela distribuidora de energia gaúcha”, informa o diretor do Departamento de Administração do Caff (Dcaff), Maximiliano Flinker Neto.

O processo de Eficientização do Sistema de Iluminação do Caff foi elaborado pela equipe técnica do Dcaff, coordenada pelo engenheiro eletricista, Gabriel da Silva Righi. Conforme ele, a economia apresentada pela substituição das lâmpadas vai representar uma redução de 238 MWh/ano. O que equivale a uma diminuição de 43% nos gastos com o sistema de iluminação do Caff. “Vale ressaltar que o tempo de vida útil da lâmpada fluorescente é de 10 mil horas e a de LED é de 25 mil horas. Portanto, essa troca vai representar um maior tempo sem a necessidade de compra de novas lâmpadas para o prédio”, destaca Gabriel. Integram a equipe técnica as engenheiras Daniela Meurer Lemes e Gabriela Meurer Lemes.

O Programa de Eficiência Energética da CEEE, seleciona por meio de chamada pública, propostas de projetos de eficiência no uso final de energia elétrica para unidades consumidoras pertencentes à área de concessão da CEEE Distribuição. Também há finalidade de incentivar o desenvolvimento de medidas que promovam o combate ao desperdício de energia elétrica. O valor disponível para essa chamada pública é da ordem de R$ 2 milhões, que serão aplicados nos projetos que forem selecionados.

Artur Hugen, com Secom/GRS/Foto: Leandro Osório/ Especial Piratini