Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ponte das Goiabeiras pode estar novamente destruída após grande volume de chuvas

Tamanho da letra A+ A-
A Ponte das Goiabeiras, que interliga os municípios de São Joaquim à Bom Jesus no Rio Grande do Sul pode estar novamente destruída após o grande volume de chuvas que ocorrem na região

A Ponte das Goiabeiras, que interliga os municípios de São Joaquim à Bom Jesus no Rio Grande do Sul pode estar novamente destruída após o grande volume de chuvas que ocorrem na região.

Segundo o Climaterra a média desta última noite foi entre 70mm a 90mm de chuva e que tende a se estender até a próxima quarta-feira, elevando ainda mais o volume de água na bacia do Rio Pelotas.
A Ponte das Goiabeiras está localizada há um pouco mais de 25km do centro de São Joaquim, fazendo parte da famigerada Rodovia Caminhos da Neve que tende a interligar Florianópolis à Gramado tendo São Joaquim-SC e Bom Jesus-RS como os pontos culminantes do trajeto.

A ponte já é antiga e foi construída com trilhos de ferro com a ajuda de moradores locais. Vários problemas como a falta de manutenção resultaram na completa perda da ponte que ainda é usada nos dias de hoje por produtores rurais que se arriscam para transportar cargas de maçã e também madeira. Somente no passado ocorreu 03 quedas dos trilhos e os moradores e usuários tiveram que montar uma força tarefa para a reconstrução da Ponte.
No final de 2016 o Governador Raimundo Colombo declarou que o Exército do 10º BEc faria o projeto de uma nova ponte, já que o governador de Santa Catarina sabia das dificuldades financeiras do Governo gaúcho  para prosseguimento da obra, porém em março de 2017 o Governador de Santa Catarina voltou a falar sobre a ponte: -“Já pedi que o exército fizesse o projeto, mas ainda não sei o porque não me apresentaram ainda.” Relatou Colombo na cidade de São Joaquim.
Agora com este grande volume de chuvas, o imponente Rio Pelotas começa a encher cada vez mais o que poderá resultar em um novo desgaste para os cidadãos que utilizam a ponte diariamente, pois os trilhos, são geralmente, carregados pela força das águas deixando grande rupturas e acúmulos de sujeira na trecho da ponte.
A situação pode ser pior do que parece
Com as extremas dificuldades financeiras do governo gaúcho a solução seria a federalização da Rodovia Caminhos da Neve, pois no trecho catarinense está faltando cerca de 15km para a conclusão e do lado gaúcho falta cerca de 40km que nem sequer está iniciado, isto sem falar da ponte das Goiabeiras que nem Santa Catarina e nem o Rio Grande do Sul apresentaram propostas convincentes de como ela será construída. A solução ideal seria a Federalização.
Porém esta federalização foi veementemente combatida pelo Senador Dalirio Beber do PSDB de Santa Catarina à pedido do governo do estado porque acredita que o melhor (pelo menos para Santa Catarina) sera manter o exército na obra já que o estado está na reta final dos últimos 15km de obra.
Porém o que se resulta disso é que a Caminhos da Neve deverá paralisada e sem saída justamente na Ponte das Goiabeiras após a conclusão das obras do lado Catarinense, já que o lado gaúcho não tem recursos provenientes para a composição da obra, por isso o pedido de Federalização cairia com uma luva.
Artur Hugen, com informações do São Joaquim Online/foto: imagem: Claudevir da silva