Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ministro do Turismo defende incentivo à compra de equipamentos

Tamanho da letra A+ A-
Vinicius Lummertz aponta benefícios da redução de impostos sobre importações por parques temáticos no âmbito do Mercosul

Ao Ministério das Relações Exteriores, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, solicitou apoio ao titular da Pasta, Aloysio Nunes Ferreira, para a redução temporária de tarifas no Mercosul destinadas a importação de equipamentos por parques temáticos.

A ideia é enquadrar os aparelhos, a exemplo de cabines de teleféricos e tobogãs aquáticos, como bens de capital, de modo a favorecer a atração de investimentos externos ao setor tanto no Brasil quanto nos demais países do grupo.

A medida já tem validade no território nacional, graças a uma resolução de fevereiro deste ano da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que isenta a operação de tributos durante um prazo de até oito meses.

Lummertz defendeu esforços no sentido de convencer integrantes do bloco quanto a benefícios da iniciativa. “Estamos trabalhando nisso com a Argentina. Para se montar uma Disney ou um parque temático importante no Mercosul, o equipamento custa três vezes mais que na China, por exemplo”, comparou.

O ministro do Turismo também apresentou um pedido do embaixador brasileiro na Argentina, Sérgio Danese, de providências contra um impasse gerado pelo fechamento do Aeroporto de Puerto Iguazú, atualmente em reforma. Com a interdição, de 15 de abril a 15 de maio, voos domésticos entre cidades argentinas e o terminal são redirecionados a Foz de Iguaçu, o que dificulta a imigração de viajantes sem vistos de entrada no Brasil. Aloysio Nunes informou que a área técnica do Itamaraty irá avaliar as demandas.

Reconhecimento

Durante a visita, Vinicius Lummertz recebeu do ministro das Relações Exteriores a Medalha da Ordem de Rio Branco, no grau de Grã-Cruz. A condecoração, prevista em decreto do presidente da República, Michel Temer, representa a mais alta comenda de honra da diplomacia brasileira. A cerimônia no MRE em homenagem aos agraciados com a insígnia ocorreu no último dia 20, quando o ministro do Turismo participava de missão na Itália para a atração de turistas e investimentos.

Roberto CastroArtur Hugen, com MTur/Foto: