Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Saiba o que fazer se atrasou a entrega da declaração do Imposto de Renda

Tamanho da letra A+ A-
Ao final do prazo, 29,3 milhões de declarações haviam sido recebidas pela Receita Federal. A expectativa do Fisco era de 28,8 milhões de envios

Terminou na 2ª feira (30.abr.2018) o período de entrega das declarações de Imposto de Renda referentes a 2017. Ao final do prazo, 29,3 milhões de declarações haviam sido recebidas pela Receita Federal. A expectativa do Fisco era de 28,8 milhões de envios.

Desse total, 318 mil documentos foram enviados via dispositivos móveis.

Quem não entregou a declaração dentro do prazo, poderá fazê-lo a partir de 4ª feira (2.maio) por meio do sistema da Receita Federal.

Será aplicada multa de 1% sobre o imposto devido por mês atrasado, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Isso significa que, em caso de atraso, mesmo quem não tem imposto a pagar precisará arcar com o valor mínimo.

Ao enviar a declaração após o prazo, o pagador de impostos receberá a “notificação de lançamento”, com a discriminação do valor a ser pago.

O prazo para pagamento é de 30 dias. Quem descumpri-lo, terá o imposto devido e juros deduzidos do valor a ser restituído.

Além de pagar multa, quem não declara Imposto de Renda pode ter dificuldades para, por exemplo, fazer empréstimos, prestar concurso público ou tirar passaporte até que regularize sua situação junto à Receita Federal.

Artur Hugen, com Poder 360º/Foto: Divulgação