Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Maia recebe comitiva de parlamentares estrangeiros para discutir agenda

Tamanho da letra A+ A-
Presidente da Câmara se reuniu com integrantes da Upla e apresentou os temas que deverão avançar nas votações

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, recebeu, nesta terça-feira, uma comitiva de parlamentares que participam do seminário de estudos aos partidos que integram a União de Partidos da América Latina (Upla).

O evento ocorre em Brasília ao longo desta semana e busca promover a troca de informações entre representantes de países latino-americanos como Guatemala, Argentina, Chile, Equador, Bolívia, Venezuela, Colômbia, El Salvador e Brasil.

Durante a reunião, Maia lembrou propostas aprovadas em sua gestão e destacou que vai focar o trabalho da Câmara na votação de propostas da área de segurança e em temas da microeconomia. Ele voltou, no entanto, a alertar para a necessidade de o país reformar seu sistema de Previdência. “Como estamos limitados pela intervenção federal no Rio de Janeiro, estamos limitados na discussão da reforma da Previdência, que é uma agenda que vai ficar para o próximo presidente, mas ela é urgente e inevitável”, afirmou.

O fato de o Rio de Janeiro estar sob intervenção federal na área de segurança impede o Congresso Nacional de aprovar propostas de emenda à Constituição (PEC), como é o caso da reforma da Previdência.

Diante disso, Rodrigo Maia disse que está elaborando com técnicos do Banco Central e da equipe econômica do governo uma agenda que trate “do cadastro positivo, da mudança na legislação das duplicatas – contrato entre o fornecedor e o comprador, que é uma regra muito limitadora no Brasil –, autonomia do Banco Central e reorganização das agências reguladoras, que foram destruídas nos governos do PT”, disse o presidente da Câmara.


Entre os participantes da reunião estavam o presidente da Upla, Marcos Antonio Solares, o vice-presidente da instituição, Oscar Ortíz, e o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), que preside a Fundação Liberdade e Cidadania, do seu partido.

Artur Hugen, com Agência Câmara/Foto: J. Batista