Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Estudantes visitam Parque Natural de Lages

Tamanho da letra A+ A-
A sede administrativa para agendamentos de trilha com o guia funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h. Agendamentos também podem ser realizados por telefone: 3224-3142 ou 3223-8716

Com uma área de 2,34 milhões de metros quadrados, o Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto, principal remanescente da Mata Atlântica no município de Lages, é uma unidade de conservação de proteção integral rica em biodiversidade, onde já foi identificada a presença de 168 espécies de aves, 21 de mamíferos, nove de répteis e 98 de vegetais.

O Parque fica aberto todos os dias da semana, e não tem custo para visitas. Somente no mais recente bimestre (março e abril), 455 alunos estiveram no Parque Natural.

O local foi apresentado, em março deste ano, aos professores da disciplina de Educação para a Sustentabilidade, como um espaço ideal para o contato com a natureza e trabalhos de educação ambiental, quando se colocou a estrutura, desta forma, à disposição para a realização de trilhas ecológicas e sala de aula ao ar livre.

Após esta apresentação constatou-se que o número de visitantes e escolas cresceu consideravelmente.

Através de agendamento, alunos de mais de dez escolas já aproveitaram a riqueza de estar no local neste início de ano, e os professores estão aproveitando este espaço para complementar suas aulas de educação ambiental, sustentabilidade e ciências. “A parceria com a Secretaria de Educação é de fundamental relevância no trabalho de sensibilização para os cuidados com a natureza e o meio ambiente, e para conhecimento da Unidade de Conservação”, lembra a bióloga da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Michelle Pelozato.

Assim como a rede municipal, escolas estaduais e particulares, grupos de atividades físicas da Secretaria da Saúde, por intermédio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), também estão agendando idas ao Parque. “O espaço tem sua importância devido ao excepcional estado de preservação da sua biodiversidade, em que se destaca um dos últimos resquícios de cobertura original de Mata de Araucária”, explica Michelle Pelozato, ao acrescentar que o Parque conta com sete trilhas, quatro delas estão em funcionamento atualmente. “As trilhas ecológicas se apresentam como uma possibilidade de tornar o conhecimento contextualizado e real. O contato com a natureza desperta o encantamento e interesse pela atividade desenvolvida.”

O colorido e os barulhos da Serra

Quanto aos animais, a espécies habitantes no Parque Natural são papagaio de peito roxo, papagaio charão, sebinho peito camurça, negrinho da mata, bugio, gralha azul e variedade de serpentes. Entre as plantas, araucária, imbuia, xaxim, ingá, guabiroba, araçá do mato, bracatinga, maria mole, canela lageana, pixirica e carne de vaca.

Pontes de madeira, cachoeira e pequenos riachos dão ainda mais charme ao ambiente. “Quem vai até o Parque Natural pode conhecer algumas espécies da flora, que já estão identificadas, além do canto dos pássaros, ar puro e belezas naturais que fascinam os visitantes. Para realizar uma trilha segura e agradável, os interessados devem consultar um guia e agendar o dia e horário.”

A sede administrativa para agendamentos de trilha com o guia funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h. Agendamentos também podem ser realizados por telefone: 3224-3142 ou 3223-8716. A sede está situada no bairro São Paulo. No Facebook, pode-se buscar por "Parque Natural Lages" e acompanhar o trabalho.

Artur Hugen, com AI/Prefeitura/Fotos: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente