Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Corpo de Bombeiros de SC adquire equipamento inédito no Brasil

Tamanho da letra A+ A-
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina adquiriu uma câmara hiperbárica com recursos, inédita no Brasil em corporações de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina adquiriu uma câmara hiperbárica com recursos, inédita no Brasil em corporações de Bombeiros. Avaliada em R$ 691 mil, foi adquirido com recursos do Pacto Santa Catarina, e já começa a ser usado pelos Bombeiros em treinamento ao longo desta semana.

Ela foi montada dentro de um contêiner e pode ser transportada para a cena da ocorrência, possibilitando tanto o uso operacional como terapêutico, na recuperação de Bombeiros ou vítimas intoxicadas pela aspiração excessiva de monóxido de carbono em incêndios.

O comandante-geral da corporação, coronel João Valério Borges, diz que o Corpo de Bombeiros Militar dá um importante passo na eficiência e na qualidade do serviço prestado à população.

“Com o treinamento dos Bombeiros Militares para uso do equipamento, conseguimos melhorar ainda mais as possibilidades de cumprir com êxito a missão institucional de salvar vidas, proporcionando um tratamento de primeiro-mundo depois da retirada de uma pessoa de uma cena de incêndio, por exemplo”.

O tenente-coronel BM Helton de Souza Zeferino explica que o equipamento também serve para uso em treinamento e seleção de profissionais para a área de mergulho. “O equipamento possibilita a submissão dos profissionais a condições de pressão e de oxigenioterapia adequadas ao restabelecimento das condições físicas e de saúde para atuação em mergulhos, o que representa também um incremento técnico expressivo na área de salvamento aquático”, explica.

Numa cena de incêndio com múltiplas vítimas, como aconteceu com a Boate Kiss no Rio Grande do Sul, o coronel Helton explica que a submissão imediata de pessoas intoxicadas às condições adequadas da Câmara Hiperbárica possibilita uma recuperação mais rápida e o aumento considerável das chances de sobrevida, tanto de Bombeiros como de vítimas.

Artur Hugen, com Secom/GSC/Fotos: Divulgação