Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Dia do Vinho 2018 apresenta as credenciais no Vale Central Gaúcho

Tamanho da letra A+ A-
Programação com mais de 350 atrações simultâneas espalhadas por 255 empreendimentos de três regiões do Brasil entre 18 de maio e 3 de junho foi apresentada nesta semana, em Santa Maria

Para fazer jus a escolha do Vale Central Gaúcho como anfitrião do lançamento oficial do Dia do Vinho 2018, Santa Maria (RS) realizou nesta semana, uma verdadeira prévia da programação que oferecerá mais de 350 opções de enoturismo para se curtir simultaneamente no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, de 18 de maio a 3 de junho. 

Degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva elaborados na região, ilhas de gastronomia variada, food trucks, exposição histórico, mostra de produtos e artistas locais embalados por música ao vivo no gramado do Hotel Dom Rafael Cerrito, um antigo seminário marista convertido em centro de eventos. Com esta gama de atrações, cerca de 50 convidados, entre representantes da iniciativa privada, poder público e jornalistas, tiveram uma ideia do que será oferecido por mais de 255 empreendimentos. 

A programação completa no próprio Vale Central, na Serra Gaúcha - Região Uva e Vinho, na Campanha Gaúcha, no Roteiro de São Roque (SP) e no Vale do Rio São Francisco (entre Bahia e Pernambuco) pode ser consultada em diadovinho.com.br.

"Hoje os vinhos brasileiros são reconhecidos no mundo inteiro. Reunimos esforços de todos, como os grãos de um cacho de uva, para realizar este grande trabalho aqui em Santa Maria. É um prazer gigantesco recebê-los todos aqui, no coração do Rio Grande”, discursou o prefeito  municipal Jorge Pozzobom, que lembrou da infância acompanhando o pai, distribuidor de vinhos, pelos arredores de Santa Maria. 

O chefe do executivo ainda saudou a atuação do coordenador da organização do Dia do Vinho no Vale Central, Emerson Nereu. O empreendedor também é um dos integrantes do Comitê Organizador geral do evento, que esteve representado na solenidade pela secretária de Turismo de Flores da Cunha, Fátima Onzi, o secretário de Turismo de Veranópolis, Antônio Chiaradia, a secretaria adjunta de Turismo de Bento Gonçalves, Cátia Pozzebon Sozo, e a diretora de Turismo de Farroupilha, Siana Rissi.

Já o presidente da Associação dos Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho - Vinhos do Coração do Rio Grande manifestou grande orgulho por receber o lançamento do Dia do Vinho 2018 no momento em que a entidade, que já vinha se estruturando há cerca de dois anos, representando sete vinícolas de cinco municípios, completa sete meses de atividade oficial.

"Gostaria que conseguíssemos estimular muito mais a produção de uvas viníferas em nossa região. O terroir do Vale Central oferece condições para produzirmos vinhos de boa qualidade, com características únicas, diferentes dos outros polos do Estado e do país”, conclamou Carlos Eugênio Daudt.

Desenvolvimento, expressão cultural e benefícios para a saúde

Para o diretor técnico do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), uma das entidades organizadoras do Dia do Vinho, Leocir Bottega, a iniciativa exerce papel fundamental como indutora de desenvolvimento econômico e social nas regiões participantes e para o crescimento no consumo de vinho no Brasil. 

“No caso do Rio Grande do Sul, em particular, mais do que uma atividade econômica, a produção vitivinícola é uma expressão cultural. O Estado tem hoje mais de 15 mil propriedades vitícolas registradas, a grande maioria, de pequenos produtores familiares”, observou.

Bottega destacou o significado da inclusão das micro e pequenas vinícolas no  sistema de tributação Simples Nacional e a regulamentação do vinho colonial - ambos importantes estímulos para o enoturismo nas pequenas comunidades do interior. 

“Além disso, também já são amplamente conhecidos os benefícios do consumo de vinho e do suco de uva para o coração”, completou.

A diretora executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato, abriu as apresentações da noite propondo uma nova perspectiva para o Dia do Vinho - que tem a entidade também como organizadora.

"Mais do que um evento, hoje o Dia do Vinho é um movimento. É uma ação integrada que acolhe todas as pessoas engajadas no mundo do vinho, da gastronomia e da hotelaria e interessadas em contribuir para o crescimento do enoturismo no Brasil. O objetivo é fomentar os negócios em torno do enoturismo e o aumento do consumo do vinho no país, pois são setores importantes da economia, responsáveis pela geração de muitos empregos e de renda”, concluiu.

O lançamento do Dia do Vinho 2018 no Vale Central Gaúcho teve como empreendimentos parceiros: Agroindústrias da Quarta Colônia, Amaríssimo Chocolateria, Divina Festa e Eventos, Espetiño Churrasquinho dos Pampas, Frazzon Sonorização, Free Tas, Hotel Dom Rafael, Lilium Recanto, Restaurante Augusto, Restaurante Sharong, Santa Maria Convention & Visitors Bureau, Suez Restaurante, Tuyo Cocina Peruana e Viccino Produções e Eventos. 

Sobre o Dia do Vinho           

O Dia do Vinho é realizado pelo Ibravin, por meio do projeto Vinhos do Brasil, Seapi-RS, e Segh - Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski. 

A edição 2018 tem o apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação de Produtores de Vinhos  Finos da Campanha Gaúcha, Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Associação dos Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho (Vinhos do Coração do Rio Grande), Roteiro do Vinho de São Roque (SP), Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho São Roque) e Vinho VASF – Instituto do Vinho Vale do São Francisco. O patrocínio é de Oxford, Strauss e Sebrae.

Artur Hugen, com Martha Caus/AI/Ibravin/Fotos: Divulgação