Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Artista catarinense Tereza Martorano terá exposição no Festival Internacional de Arte Naif

Tamanho da letra A+ A-
Há quase 40 anos a artista dedica sua vida a arte naif. Referência nacional, as pinturas de Tereza já foram expostas em diversas partes do Brasil e do mundo

A artista catarinense Tereza Martorano foi convidada para participar do Festival Internacional de Arte Naif – FIAN – que será realizado entre os dias 23 de maio a 23 de junho, no centro de Documentação Cel. João Pimentel Filho, em Guarabira, na Paraíba.

As paisagens de São Joaquim, na Serra Catarinense, cidade natal da artista, servem de inspiração para suas obras, que são cheias de vida e cores.

Há quase 40 anos a artista dedica sua vida a arte naif.  Referência nacional, as pinturas de Tereza já foram expostas em diversas partes do Brasil e do mundo.

Para o festival, a artista leva duas obras. Inspirada pela neve de São Joaquim, Tereza pintou o quadro “Quando as temperaturas caem abaixo de zero no sul do Brasil”.

A outra obra mostra a cultura da uva, que está crescendo a cada ano na cidade do frio: “Tempo de colheita, é uma Festa”.

O evento contará com a participação de 103 artistas, vindo de 12 países, além do Brasil.

A arte naïf_ É a arte da espontaneidade, da criatividade autêntica, do fazer artístico sem escola nem orientação, portanto é instintiva, e onde o artista expande seu universo particular. Arte naïf (do francês, arte ingênua)

Trata-se de um tipo de expressão que não se enquadra nos moldes acadêmicos, nem nas tendências modernistas, nem tampouco no conceito de arte popular.

“ Estou orgulhosa de poder representar a arte naif de Santa Catarina no festival e fazer com que as pessoas conheçam mais meu trabalho. Agradeço o Adriano Dias e sua equipe pelo
grande evento", afirmou a artista joaquinense.

Artur Hugen, com São Joaquim Online/Foto: Divulgação