Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

População elogia trabalho de recuperação de ruas de Curitiba

Tamanho da letra A+ A-
No total, a parceria entre Estado e prefeitura garantirá obras em 267 ruas, somando 160,8 quilômetros

Foram entregues nos últimos dias as obras nas sete primeiras ruas de Curitiba recuperadas por meio de um convênio entre o Governo do Estado, via Secretaria de Infraestrutura e Logística, e a prefeitura de Curitiba.

Apenas neste convênio, a capital vai receber do Governo Estadual investimentos de R$ 27 milhões para a recuperação de 34,5 quilômetros de pavimentação asfáltica em 61 ruas de vários bairros da capital.

Há ainda mais duas grandes licitações em andamento. No total, a parceria da prefeitura de Curitiba com o Governo do estado garantirá obras em 267 ruas, somando 160,8 quilômetros.

As obras priorizaram vias por onde passa o transporte coletivo, além daquelas em que há equipamentos públicos ou que estão há muito tempo sem manutenção.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, convênios como este servem para aproximar o governo estadual das prefeituras. “Esta recuperação de pavimento em mais de 60 ruas em vários bairros de Curitiba é um bom exemplo de como a gestão Cida Borghetti se preocupa com os desafios que as nossas cidades enfrentam para conservar a malha viária urbana”, explicou.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, todas as dez regionais de Curitiba estão sendo beneficiadas com o pacote de obras de pavimentação. “A cidade ficou muito tempo sem manutenção, o que comprometeu a qualidade do pavimento das ruas. Com o apoio do Estado, estamos revertendo essa situação garantindo asfalto novo”, afirmou.

Melhorias

Destas sete ruas, quatro ficam no Bairro Alto e foram aprovadas por moradores como Joel Reis. “O novo asfalto trouxe valorização aos nossos imóveis. Já mandamos colocar um novo meio-fio. Agora faremos calçadas na nossa quadra”, contou Joel Reis. Ele mora há nove anos na rua Albino Kaminski, que recebeu uma nova camada asfáltica em um trecho de 600 metros, entre as ruas Alberico Flores Bueno e Rio Japurá.

Já a moradora Debora Anderle elogia os trabalhos realizados na rua Arthur Ramos, por onde passa todos os dias para embarcar em uma linha de ônibus do bairro. “Melhorou bastante pois diminuiu a poeira, melhorou a passagem dos veículos”, resumiu.

A qualidade do serviço foi atestada por Nelson de Jesus Nunes, morador da rua Rio Jari e que desde 1989 é mestre de obras em trabalhos de pavimentação de vias. “Este é um trabalho bem caprichado, de boa qualidade e quem, como eu, conhece do ramo sabe que isso está muito bem feito”, explicou.

Além destas três vias e da rua Rio Pelotas, no Bairro Alto, os trabalhos foram finalizados na Estrada Delegado Bruno de Almeida, entre os bairros Caximba e Campo de Santana; na rua Albano Reis, no Ahú; e na rua Estrada da Graciosa, no Atuba.

Mais obras

Nas próximas semanas será anunciado o resultado final da licitação de um segundo convênio entre a Secretaria de Infraestrutura e Logística e a prefeitura de Curitiba, abrangendo 147 ruas (79 quilômetros), que terão pavimentação recuperada. Além disso, também há outra licitação em andamento, envolvendo obras em mais 59 ruas (47,3 quilômetros). O recurso é de financiamento junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade.

Artur Hugen, com AEN/GPR/ Foto: Henrick Loyola Porzycki