Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Fórum de TI do Banrisul discute as tendências tecnológicas para os próximos anos

Tamanho da letra A+ A-
Sartori citou como exemplos citou o Pilas RS, o Dados Abertos, o Facilita, a Junta Digital e o Licenciamento Ambiental Online

Tecnologia, tendências de mercado, segurança digital e inovação são algumas das discussões que ocorrem durante o 11º Fórum Internacional de TI Banrisul, em Porto Alegre. Nesta semana, aconteceu a abertura oficial do evento, no Teatro do Bourbon Country, que contou com a presença do governador José Ivo Sartori.

Com o tema ‘A era da inovação disruptiva’, especialistas nacionais e internacionais de diferentes áreas se reúnem para uma discussão sobre os caminhos presentes e futuros que conduzirão o mercado. O fórum segue até esta quinta-feira (24).

“Desde que a tecnologia entrou em nossas vidas, as mudanças ocorrem cada vez mais rapidamente. Estamos diante de uma tendência irreversível, e não podemos mais ignorar essa onipresença em todas as áreas. Por isso, se faz cada vez mais necessário o uso inteligente da tecnologia”, afirmou o governador.

Sartori falou que as gerações atuais estão cada vez mais conectadas, tudo está interligado e frisou que o Estado também tem se atualizado e se conectado a este mundo. Como exemplo citou o Pilas RS, o Dados Abertos, o Facilita, a Junta Digital e o Licenciamento Ambiental Online.

“A tecnologia vem contribuindo para a dinâmica e a produtividade em diversos setores e pode ser uma grande parceira no processo de desburocratização do estado. Os governos não podem mais ignorar que a tecnologia da informação veio para promover a gestão”, ressaltou o chefe do Executivo.

O governador enalteceu o fórum, que tornou-se ao longo de 10 anos um dos principais eventos de tecnologia da informação do Brasil. “Foi muito feliz a escolha do tema deste ano. Disruptivo é algo que tem capacidade para romper ou alterar. Que rompe. Acho que podemos traçar aqui um paralelo com a situação que vivemos hoje no estado. Demos início a um processo altamente disruptivo, que muda a forma de pensar o Estado. A maneira como enfrentamos a crise financeira e estamos reestruturando o estado está transformando o Rio Grande e provocando a sociedade a repensar a forma como vê o estado”, enfatizou Sartori.

O presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Mota, disse que o fórum vem para discutir temas que estão vindo e transformando a vida da sociedade e destacou que o compromisso do banco é evoluir sempre em favor da sociedade. “O comprometimento de toda a equipe é para levar o que há melhor para nossos clientes, pensando sempre em melhorar a vida das pessoas. Fazendo isso sempre com a segurança em primeiro plano”, garantiu.

Mota falou ainda que os clientes, e a sociedade em geral, vem acompanhando essa evolução tecnológica e o crescimento por serviços online que facilitam a vida de todos. Em março, metade das operações financeiras do Banrisul foram feitas por canais digitais.

Para o secretário da Fazenda, Luiz Antônio Bins, o evento é de grande importância e traz os impactos que os novos conceitos de tecnologia e inovação podem causar na vida das pessoas. “São perspectivas de transformações para governos, empresas, bancos e porque não para a sociedade”, afirmou.

Artur Hugen, com Secom/GRS/ Foto: Karine Viana/Palácio Piratini