Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

30ª Festa Nacional do Pinhão tem como marca o resgate do tradicionalismo

Tamanho da letra A+ A-
Nos três primeiros dias do evento haverá provas campeiras, com destaque para gineteada e apresentações de invernadas artísticas dos CTGs de Lages

O prefeito Antonio Ceron, preocupado com o resgate do tradicionalismo, da cultura, usos e costumes do povo serrano de Santa Catarina, um anseio da comunidade lageana e dos turistas em geral, sugeriu aos organizadores a inclusão de provas campeiras na programação da 30ª Festa Nacional do Pinhão.

E assim foi lançado o Especial Origens, com provas de gineteada para adultos e veteranos (em pêlo), além de montaria em pôneis e prova de vaca parada para as crianças. Apresentações de invernadas artísticas também farão parte da programação tradicionalista.

Essas provas serão realizadas nos três primeiros dias da Festa (25, 26 e 27 de maio), no Parque de Exposições Conta Dinheiro. Na noite do dia da abertura haverá gineteada, 50 montarias (classificatória), a partir das 19h. Em seguida, por volta das 21h, gineteada para veteranos (acima de 40 anos), com 15 montarias.

Para o dia 26 de maio, às 15h, reinicia a fase classificatória da gineteada. Já às 16h haverá prova de vaca parada (menina e piá até 11 anos), e às 17h30 será a vez da montaria em pôneis. Às 18h30 apresentam-se as invernadas artísticas dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de Lages.

Para o dia 27 de maio estão programadas, para as 13h30min, a semifinal da gineteada; 15h, finais da vaca parada; às 16h, final da gineteada, e 17h, encerramento da programação campeira. Esta programação, somada à realização das duas edições da Sapecada (da Serra e da Canção Nativa), promove a volta às origens da Festa do Pinhão.

Artur Hugen, com AI/Prefeitura/Arte: Divulgação

 

Junho, Mês do Meio Ambiente, será celebrado com vasta programação em Lages

 

Promovido pela prefeitura de Lages, por intermédio das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Educação e de Agricultura e Pesca, em parceria com 12 instituições, junho, o Mês do Meio Ambiente - Pensar no Futuro e Agir Agora, irá trazer à tona uma discussão que deve ser permanente principalmente nas escolas, e tem interferência diária e diretamente na rotina dos seres vivos.

A abertura oficial do Mês do Meio Ambiente será dia 5 de junho (terça-feira), às 19h, no Teatro do Sesc, situado na avenida Dom Pedro II. Exposições de projetos, Seminário, Feira de Adoção de Animais Castrados, oficinas, trilha e Pedalada Ecológica estão recheando a agenda, que começa em 4 de junho e segue até dia 30 do mesmo mês. Na fanpage, no Facebook é possível acompanhar mais informações. A programação completa está na Galeria de Imagens desta matéria.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, e foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972[ com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.

Artur Hugen, com AI/Prefeitura