Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ana Amélia: audiência na Casa Civil por recursos para obras de duplicação da BR 290

Tamanho da letra A+ A-
Ana Amélia (Progressistas-RS) está em contato com a Casa Civil para marcar para a segunda semana de junho audiência com o ministro Eliseu Padilha. Objetivo é garantir recursos do orçamento federal para manter as obras de duplicação da BR 290

A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) está em contato com a Casa Civil para marcar para a segunda semana de junho audiência com o ministro Eliseu Padilha com o objetivo de garantir recursos do orçamento federal para manter as obras de duplicação da BR 290.

O assunto foi tratado na última semana, em Brasília, quando a parlamentar recebeu o prefeito de Pântano Grande, Cassio Nunes Soares.

Ana Amélia vai pedir apoio de toda a bancada gaúcha nessa causa para que todos os senadores e deputados gaúchos participem da reunião a ser agendada na Casa Civil.

O encontro também deverá contar com a presença de vários prefeitos, uma vez que a obra interessa a mais de 50 municípios e poderá contemplar população de cerca de 1 milhão de pessoas.

O documento recebido pela senadora, entregue pelo prefeito Cassio Nunes Soares, tem a assinatura de vários chefes de executivo. Segundo o prefeito de Pantano Grande, a duplicação da BR 290 faz parte de acordo binacional entre Brasil e Argentina e é “primordial para o desenvolvimento do Estado, bem como aos países do Mercosul, já que tem o objetivo de melhorar a logística de produção e escoamento e incentivar o turismo”.

A rodovia é um dos principais corredores de exportação e também é rota utilizada por turistas que ingressam no Rio Grande do Sul, especialmente em direção ao litoral. A obra de duplicação, dividida em quatro lotes, abrange o trecho entre o Km 112,3, no entroncamento com a BR-116, em Eldorado do Sul, até o Km 228, em Pantano Grande, e requer investimento de quase R$ 700 milhões. Retomadas em agosto de 2016, as obras de duplicação estão paradas em três dos quatro lotes previstos.

O lote 4, que se estende do km 215, no perímetro urbano de Pantano Grande até o km 228 da rodovia, que marca o final do trecho, é o único onde os trabalhos estão em andamento. Antes do recomeço em 2016, as obras ficaram paradas durante um ano e meio. O objetivo é retomar os trabalhos nos demais lotes e dar sequência ao que vem sendo realizado. A data da audiência com parlamentares e prefeitos deverá ser confirmada nos próximos dias.

Também participaram da reunião nesta quinta-feira, no gabinete da senadora, o vice-prefeito de Pantano Grande, Ivan Trevisan, e o secretário de Administração e Planejamento Cristiano de Almeida.

Artur Hugen, com AI/Gabinete/Fotos: Gabriel Munhoz