Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Turismo inicia participação na maior feira de serviços da China

Tamanho da letra A+ A-
Enquanto no Brasil, acontece o 6º Encontro Nacional da RIMT tem como tema posicionamento de mercado

Tendo o Brasil como convidado de honra, a 5ª edição da China Beijing International Fair for Trade in Services começou nesta segunda-feira (28) em Pequim. O secretário Nacional de Estruturação do Turismo, José Antônio Parente, é o representante do Ministério do Turismo do Brasil no evento que contou com a participação do vice-primeiro-ministro da China, Hu Chunhua.

O turismo brasileiro está presente no pavilhão de 370 metros quadrados dedicado ao país. A pasta levou uma delegação com 25 representantes de destinos turísticos brasileiros e responsáveis por empreendimentos turísticos interessados em atrair investimentos da ordem de US$ 4,5 bilhões para o Brasil.

“Como convidado de honra temos a obrigação de estarmos bem representados e por isso viemos com uma importante comitiva de diversas regiões do país.

São pessoas que querem fazer negócios e trabalhar para o aumento do fluxo de chineses para o Brasil”, explicou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. “Esperamos que este momento marque o início de importantes negócios e o fortalecimento definitivo da relação entre os dois países”, completou.

A China é o principal emissor de turistas no mundo - 135 milhões - mas apenas 61,2 mil visitaram o Brasil em 2017, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. Para aumentar esse número, o Ministério de Relações Exteriore em parceria com o MTur  tem realizado uma série de ações de facilitação para este público estratégicos. O Brasil ampliou de três meses para cinco anos o tempo de duração dos vistos de turistas com múltiplas entradas e abrirá nove Visa Centers na China passando dos três atuais para 12.

“Estamos com uma grande expectativa para essa feira uma vez que entendemos que a China é um importante parceiro comercial do Brasil e que podemos estreitar ainda mais essa relação no campo do turismo. Sabemos que o Brasil tem atrativos naturais únicos que se encaixam no perfil dos turistas chineses como Pantanal, Amazônia e Foz do Iguaçu e queremos reforçar todo esse potencial durante a CIFTIS”, comentou o secretário José Antônio Parente.

Durante toda a semana, serão realizadas rodadas de negócios entre representantes de destinos turísticos e empresários brasileiros com investidores chineses. Além disso, está prevista para terça-feira (29) o Brazilian Day com palestras e debates que destacam a importância estratégica do setor de serviços para os dois países e as possibilidades de investimento da China no Brasil, além de uma apresentação cultural realizada pelo Boi de Parintins.

Feira

A CIFTIS é organizada conjuntamente pelo Ministério do Comércio (MOFCOM) da China e pelo Governo Popular do Município de Pequim com periodicidade bienal. Trata-se da primeira feira internacional de comércio de serviços estatal e abrange todos os 12 setores de serviços definidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC). O Brasil está representado pelos ministérios do Turismo, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e das Relações Exteriores, além da Embratur e Apex-Brasil.

Artur Hugen, com MTur/Foto: Roberto Castro/MTur

6º Encontro Nacional da RIMT tem como tema posicionamento de mercado

O caso de sucesso de Porto Seguro, na Bahia, vai servir de exemplo para outras cidades turísticas no 6º Encontro Nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), que está marcado para os dias 07 e 08 de junho. A forma como a cidade se reinventou para ampliar o fluxo de turistas para a região, fará parte do debate, que tem como ponto central o reposicionamento de mercado do destino baiano.

Durante o encontro, que será realizado em Porto Seguro, serão apresentadas as estratégias utilizadas pela gestão turística do município no reposicionamento de seus destinos ao turista, evidenciando como esse trabalho tem auxiliado em sua atratividade e competitividade nos mercados nacional e internacional.

“Porto Seguro é um dos casos mais simbólicos no que se trata de reposicionamento de mercado. O município soube trabalhar a identidade de cada um dos seus destinos, Trancoso, Caraíva, Arraial D´Ajuda e Porto Seguro, atraindo diferentes públicos, fomentando e qualificando o turismo local, e aumentando o fluxo de turistas para a região”, explica Fabiana Oliveira, Coordenadora de Posicionamento de Produtos do MTur.

O 6º Encontro Nacional da RIMT contará ainda com palestras do setor público e privado, apresentação de boas práticas dos órgãos oficiais de turismo e Sebraes nas UFs, além de exposição dos principais produtos e resultados da RIMT como os boletins de inteligência de mercado e uma visita técnica de benchmarking (comparação de produtos, serviços e práticas empresariais) a equipamentos e atrativos turísticos de Porto Seguro. Na ocasião, o Ministério do Turismo também apresentará as ações de marketing e inteligência de mercado que compõem o Plano Nacional de Turismo 2018 – 2022.

Formado por representantes do Ministério do Turismo, do Sebrae (Nacional e estaduais) e de órgãos de Turismo das Unidades da Federação (UFs), a RIMT foi criada em 2016 e tem como objetivo compartilhar experiências voltadas à gestão de marketing e promoção dos destinos brasileiros. Busca, ainda, manter um processo de colaboração entre atores públicos e privados do setor, que permita ampliar a profissionalização do marketing turístico.

As discussões entre os membros visam adaptar a oferta de atrativos às expectativas e tendências do ramo de viagens, fornecendo subsídios à tomada de decisões na área. Atualmente, a Rede é coordenada pelo MTur e a Embratur, com apoio do Sebrae. Para receber boletins e comunicados da Rede, clique aqui e faça o cadastro.

Artur Hugen, com MTur/Foto: Divulgação