Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Dia do Vinho 2018 com alterações na programação

Tamanho da letra A+ A-
O calendário de atrações do Dia do Vinho 2018 teve início em 18 de maio com mais de 350 atividades previstas em cerca de 250 empreendimentos e segue até este domingo(3)

A programação do Dia do Vinho 2018 terá alterações, em função dos reflexos ocasionados pela greve dos caminhoneiros. O evento segue até domingo (3), conforme o calendário oficial.

Porém, algumas atividades espalhadas por empreendimentos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, enfrentam as consequências do desabastecimento nas redes de gastronomia, hospedagem e transportes em todas as regiões (Vale do Rio São Francisco, Roteiro de São Roque, Vale Central Gaúcho, Campanha Gaúcha e Serra Gaúcha - Região Uva e Vinho).

Assim, a recomendação dos organizadores é para que os visitantes e clientes verifiquem e confirmem antecipadamente com os responsáveis por cada atração ou promoção se a atividade está mantida, cancelada ou foi transferida para uma data posterior. Todos os contatos estão disponíveis no site oficial diadovinho.com.br.

O calendário de atrações do Dia do Vinho 2018 teve início em 18 de maio com mais de 350 atividades previstas em cerca de 250 empreendimentos. Na primeira semana de evento, foi possível realizar a maioria das ações, com alguns cancelamentos esparsos, após a deflagração da greve. Diante da perspectiva de demora para normalizar o abastecimento de gêneros alimentícios, gás e combustíveis em todo o país é possível que algumas programações tenham de ser remanejadas nesta última semana de evento.

Sobre o Dia do Vinho           

O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do projeto Vinhos do Brasil e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS), e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) - Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski. No senado, foi aprovado o projeto do senador Lasier Martins, confirmando o primeiro domingo de junho como o Dia do Vinho, aprovado a nível nacional.

A edição 2018 tem o apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação de Produtores de Vinhos  Finos da Campanha Gaúcha, Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Associação dos Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho (Vinhos do Coração do Rio Grande), Roteiro do Vinho de São Roque (SP), Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho São Roque) e Vinho VASF – Instituto do Vinho Vale do São Francisco. O patrocínio é de Oxford, Strauss e Sebrae.

Artur Hugen, com Camila Ruzzarin/AI/Ibravin/Fotos: Divulgação