Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Cida ressalta diálogo para fortalecimento das instituições públicas

Tamanho da letra A+ A-
Cida participou nesta quinta-feira (31), em Curitiba, do 13º Simpósio Nacional de Direito Constitucional, que reúne especialistas brasileiros da área do direito penal

A governadora Cida Borghetti afirmou que o diálogo é determinante para fortalecer as instituições públicas. Ela participou nesta quinta-feira (31), em Curitiba, do 13º Simpósio Nacional de Direito Constitucional, que acontece no Teatro Guaíra até o sábado (02).

O evento, que contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Roberto Barroso, reúne diversos especialistas brasileiros da área do direito penal para discutir o tema “O Futuro das Instituições”. O simpósio é promovido pela Academia Brasileira de Direito Constitucional.

Cida salientou que o fortalecimento do diálogo é marca de seu governo, inclusive em momentos de crise, como durante a paralisação dos caminhoneiros nos últimos dias. “O diálogo tem sido a grande ferramenta do Governo do Estado para reduzir e amenizar os impactos da greve dos caminhoneiros à população.

Desde o primeiro momento instalamos um gabinete de crise, integrando esforços do Governo do Estado, do setor produtivo e dos transportadores”, disse.

Ela lembrou que desde o início da paralisação o Governo do Estado negociou com os manifestantes para liberar as cargas prioritárias, como combustíveis, cargas vivas, insumos para rações e materiais para hospitais. O Porto de Paranaguá voltou a operar na quarta-feira (30) e já não há mais pontos de manifestação ou bloqueios nas rodovias do Paraná. “As Forças de Segurança do Estado foram utilizadas apenas para permitir que os caminhoneiros que deixaram a paralisação pudessem retomar suas atividades com segurança”, afirmou a governadora.

Constituição

Relembrando os 30 anos da Constituição Federal, a governadora ressaltou a importância de fortalecer a democracia no País. “O Brasil não é mais o mesmo nestes quase 30 anos de vigência da Constituição. Temos construído um país democrático, onde mulheres e homens caminham juntos e comungam dos mesmos direitos e deveres”, disse. “Buscamos maior justiça e desenvolvimento. O vínculo que nos une como sociedade é o processo democrático”, salientou.

Cida também destacou que trabalha para construir um Estado com responsabilidade fiscal, que atua dentro do que diz a lei, que reconhece o papel dos servidores públicos e se compromete com toda a sociedade. “Governar de forma democrática significa pensar nas pessoas, desenvolver seus potenciais, ampliar suas capacidades de agente transformador. Buscamos pensar em cada paranaense”, afirmou.

O deputado federal Ricardo Barros e a deputada estadual Maria Victória também participaram da solenidade.

Artur Hugen, com AEN/GPR/Fotos: Fernando Orgura/AEN-Pr