Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Foz do Iguaçu terá viaduto aguardado há mais de 20 anos

Tamanho da letra A+ A-
A governadora Cida Borghetti assinou neste sábado (02) a autorização para a publicação do edital de licitação de um viaduto no cruzamento da Avenida Costa e Silva com a BR-277, na chegada da cidade

A governadora Cida Borghetti assinou neste final de semana, em Foz do Iguaçu, a autorização para a publicação do edital de licitação de um viaduto no cruzamento da Avenida Costa e Silva com a BR-277, na chegada da cidade.

O documento será publicado nos próximos dias no Diário Oficial. O investimento do Estado será de R$ 20 milhões e prazo de execução da obra é de 12 meses.

“Uma obra importante que vai facilitar a chegada em Foz, desafogar o trânsito em um dos principais acessos da cidade e aumentar a segurança para os motoristas, pedestres e ciclistas. Estávamos determinados a agilizar esta autorização para dar início às obras”, afirmou a governadora.

Ela também reforçou que o Governo do Estado está priorizando atender às demandas de desenvolvimento dos municípios. “Estamos focando muito nos municípios, com atendimento de igual maneira. Descentralizamos algumas ações, dando agilidade aos processos e buscando obras que venham ao encontro das revindicações da população”, ressaltou.

“Para isso mantemos um diálogo aberto com todos os setores”, afirmou a governadora neste sábado ao participar de uma reunião com representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Convention Bureau, Conselho Municipal de Turismo, Fundo Iguaçu, Associação Comercial de Foz – ACIF, e Sindicato dos Hotéis de Foz do Iguaçu (Sindihotéis). O tema do encontro foi a busca de melhorias na infraestrutura da cidade para gerar ainda mais empregos e oportunidades.
 
O prefeito Chico Brasileiro disse que a construção do viaduto é uma das grandes demandas de infraestrutura da cidade. “Uma obra esperada há mais de 20 anos que agora vai se concretizar. Um momento histórico para Foz do Iguaçu. Com esse viaduto nós vamos ter um fluxo de veículos tranquilo e o município passa a ter um nível adequado para receber seus turistas”, afirmou.

Além de eliminar um gargalo no trânsito de veículos em direção à fronteira com o Paraguai, a obra também facilitará o acesso entre os bairros da região Norte de Foz do Iguaçu e o Centro da cidade. O viaduto vai aumentar a capacidade de fluxo do local em cinco vezes e a projeção é atender a demanda de tráfego dos próximos 30 anos.

Obra

De acordo com o projeto, a BR-277 será elevada, permitindo que embaixo dela seja construída uma rotatória, o que possibilitará separar o trânsito da rodovia e o urbano e garantir mais segurança aos usuários. O projeto do viaduto foi doado pelo Fundo Iguaçu e ajustado por técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR). Batizado de Lyrio Bertoli, o viaduto homenageia o ex-deputado e um dos pioneiros do Oeste paranaense, que faleceu recentemente em Foz do Iguaçu.

Artur Hugen, com AEN/GPr/Fotos: Jonas Oliveira/Governadoria