Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Lasier acusa ministro Gilmar Mendes de ser 'libertador geral de delinquentes'

Tamanho da letra A+ A-
A observação foi feita pelo senador Lasier Martins (PSD-RS), em pronunciamento no Plenário

A sociedade está indignada com decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) de mandar soltar presos de operações contra a corrupção, como a Lava Jato. A observação foi feita pelo senador Lasier Martins (PSD-RS), em pronunciamento no Plenário, nesta terça-feira (5).

Segundo ele, um dos ministros do STF já ganhou, inclusive, o apelido de “libertador geral dos delinquentes”.

— Todos já perceberam que falo do ministro Gilmar Mendes, que até permite um cálculo, qual seja, em 20 dias, sua excelência soltou 19 presos — afirmou.

O senador também lamentou a falta de interesse de Gilmar Mendes, enquanto foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral, de implantar o voto impresso em todas as urnas nas eleições de outubro próximo, como prevê a Lei 13,165/2015. Ele explicou que muitas entidades temem pela lisura das eleições sem a possibilidade de conferência que viria com o voto impresso. Lasier criticou ainda o fato de o ministro ser relator, no STF, de ação direta de inconstitucionalidade contra uma lei sobre a qual, segundo o senador, já existe uma posição contrária manifestada.

— E até o momento o ministro não se declarou impedido de julgar o processo, conforme rege a boa ética do Judiciário — disse.

Lasier Martins fez um apelo ao presidente do Senad, Eunício Oliveira, para que submeta ao Plenário pedido de abertura de processo de impeachment apresentado pelo jurista Modesto Carvalhosa contra o ministro Gilmar Mendes.

Artur Hugen, com Agência Senado/Foto: Waldemir Barreto/AS