Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Preços dos combustíveis e impactos no agronegócio são temas de audiência pública nesta terça-feira

Tamanho da letra A+ A-
O deputado Jerônimo Goergen, do PP do Rio Grande do Sul, que propôs a audiência, espera que o encontro equacione o tamanho do problema

A Comissão de Agricultura da Câmara fará audiência pública, na terça-feira (12), para discutir o aumento dos preços dos combustíveis, os tributos incidentes sobre o setor e os impactos no agronegócio.

O debate ocorrerá em um momento crítico para o País: após a greve de 10 dias dos caminhoneiros, há novas ameaças de paralisação; alterações constantes nos preços dos combustíveis; avanços e recuos nas tabelas de preços mínimos dos fretes dos transportes de cargas; aumentos de preços de produtos essenciais; e prejuízos para toda a cadeia produtiva do agronegócio.

O deputado Jerônimo Goergen, do PP do Rio Grande do Sul, que propôs a audiência, espera que o encontro equacione o tamanho do problema:

"Primeiro entender quais as ações do governo, saber dos caminhoneiros se eles estão se sentindo contemplados... A gente percebe que há uma insatisfação dos caminhoneiros, dos transportadores, há insatisfação dos agroindustriais. Esse é o País do improviso. Um país que não tem planejamento dá nisso, né... Veja o que está acontecendo com a bolsa [de valores] nesse momento, com o dólar, a insegurança política... E é isso que a gente pretende entender na audiência pública, o ambiente, para depois buscarmos encaminhar soluções."

Foram convidados para o debate, entre outros, representantes da Confederação da Agricultura (e Pecuária do Brasil CNA), da Federação do Comércio de Combustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes - Fecombustíveis) e da União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam). Jerônimo Goergen ressalta que são muitos os pontos a serem discutidos:

"A política de combustíveis, a formação do preço do combustível, a estratégia do governo, de onde sairá esse dinheiro. Nós hoje temos um mercado de grãos, por exemplo, parado no Brasil. Não há comercialização. E isso tudo precisa ser discutido, debatido para que, aquilo que for contemplado aos segmentos, tenha efetividade e não tenha irresponsabilidade."

A audiência da Comissão de Agricultura para discutir os impactos no agronegócio da crise em torno do preço dos combustíveis será na terça-feira, a partir das 14 horas, no plenário 6 da Câmara dos Deputados.

Artur Hugen, com Agência Câmara/Foto: Divulgação