Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Temos o dever de avançar em políticas para mulheres, diz Cida

Tamanho da letra A+ A-
Elas entregaram à Cida ofícios que tratam da garantia de políticas públicas de fomento à igualdade de direitos entre homens e mulheres e avanço das mulheres nos espaços de poder

A governadora Cida Borghetti recebeu nesta quarta-feira (13), no Palácio Iguaçu, representantes do Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público.

Mônica de Azevedo e Ângela Khury entregaram à governadora dois documentos que tratam da garantia de políticas públicas de fomento à igualdade de direitos entre homens e mulheres e avanço das mulheres nos espaços de poder.

“Temos o dever em avançar nas políticas públicas de atenção às mulheres”, disse a governadora. “O Paraná pode ser protagonista de uma história de sucesso. Estamos do mesmo lado para priorizar a participação efetiva da mulher em todas as áreas”, declarou.

A comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Dias Rocha; o promotor de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior,  e demais integrantes Grupo de Estudos Interinstitucional participaram da reunião.

A procuradora de Justiça, Mônica de Azevedo, explicou que um dos ofícios trata da garantia da representatividade igualitária de mulheres nos espaços de poder, como comissões, conselhos e bancas de concursos. O outro documento foi direcionado pelo Conselho Nacional de Justiça para a criação de uma lei que estabeleça e garanta a participação efetiva da mulher e a criação de políticas públicas igualitárias.

“Viemos pedir o apoio da governadora para garantir o espaço e a voz da mulher dentro do Paraná. As mulheres precisam conquistar esse espaço através do voto, da representatividade e da sua atuação nas esferas pública e privada. Ainda temos muito que avançar, mas, juntas, poderemos participar dessa transformação”, afirmou a procuradora. “A governadora é sensível a essas questões”, disse a desembargadora do Tribunal de Justiça, Angela Khury. “Parece que avançaremos na política do nosso Estado, colocando as mulheres nos espaços de poder, coisa que ocorre muito pouco hoje em dia”,

Os ofícios, informou a governadora, serão enviados para análise da Casa Civil do Governo do Paraná.

Primeira 

Cida lembrou que é a primeira mulher a governar o Paraná e que, assim que assumiu o cargo, imediatamente deu posse à comandante-geral da PM, coronel Audilene Dias Rocha, também primeira neste posto, em 163 anos da corporação. “Além disso, priorizamos dentro do primeiro escalão do governo a participação efetiva das mulheres, como secretárias de Estado, diretoras e outras posições importantes”, afirmou a governadora. “Minha intenção sempre foi abrir caminhos e tornar essa atuação mais fácil a outras mulheres da corporação”, afirmou a comandante-geral da PM, coronel Audilene Dias Rocha.

Artur Hugen, com AEN|GPr /Fotos:  Orlando Kissner/ANPr