Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Nova Veneza é a capital nacional da gastronomia italiana

Tamanho da letra A+ A-
Nova Veneza, é oficialmente a capital nacional da gastronomia italiana. A Lei 13.678, publicada no Diário Oficial da União do dia 14/06, conferiu o título ao município por ser referência nacional na gastronomia e por preservar as tradições italianas

O município de Nova Veneza, no sul do estado de Santa Catarina, é oficialmente a capital nacional da gastronomia italiana. A Lei 13.678, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14/06), conferiu o título ao município por ser referência nacional na gastronomia e por preservar as tradições italianas.

No começo da semana, o deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) participou do Congresso de Prefeitos, em Florianópolis, e na oportunidade, um grupo de Nova Veneza fez apresentações e o convite para a 14ª edição de Festa da Gastronomia Típica Italiana, que acontece nos dias 14 a 17 de junho. Durante o evento, o município celebra os 60 anos de emancipação politíco-adminstrativa e 127 anos de colonização.

O título foi conferido ao município por meio de um projeto de lei apresentado pela deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC). “A cultura do nosso povo, preservada por tantos anos, merece reconhecimento e valorização. Nova Veneza tem mais de 95% da população descendendo de italianos e foi a primeira colônia italiana oficialmente instalada no Brasil República (1891). É um pedaço da Itália em Santa Catarina.

Artur Hugen, com AI/Gabinete do deputado catarinense/Foto: Divulgação

Assista ao vídeo: https://youtu.be/DxUajO9fqNs