Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ex-ministro sugere que região identifique o tipo de turista que deseja

Tamanho da letra A+ A-
Luiz Barreto falou dos pontos fortes e oportunidades do turismo na Serra Catarinense discorrendo sobre infraestrutura geral, economia regional, acessos, monitoramento, serviços e equipamentos turísticos

Com dados sobre viagens e turismo no Brasil, ranking da competitividade, Plano Nacional de Turismo 2018-2022 e as metas globais, turismo como força econômica e dentre outros, segmentos estratégicos do turismo na Serra Catarinense, o ex-ministro de turismo Luiz Barreto fez uma grande palestra nesta semana, no Workshop Identidade Cultural – Serra Catarinense, no auditório do Centro Tecnológico da Uniplac.

De forma direta, Luiz Barreto falou dos pontos fortes e oportunidades do turismo na Serra Catarinense discorrendo sobre infraestrutura geral, economia regional, acessos, monitoramento, serviços e equipamentos turísticos. Deu ênfase também à capacidade empresarial, ao marketing e a importância da promoção desses destinos.

Sobre o turismo rural, o ex-ministro destacou que é um segmento com cerca de 15 mil propriedades no país, gera 300 mil empregos e cresce até 20% ao ano. “É positivo destacar aquilo que a gente é como forma de avançarmos no turismo”, destacou Luiz Barreto.

Ele frisou também, que o turista de negócios gasta em média US$ 82 por dia e o de lazer, US$ 61 por dia e a região tem grande potencial para fortalecer este segmento. No final, Luiz Barreto sugeriu que a região identifique o público desejado, se turista rural, gastronômico, esportistas ou ecoturistas, como forma de vencer a sazonalidade do inverno.

No último evento da programação do Workshop Identidade Cultural, mais de 50 empreendedores participaram de uma rodada de negócios, onde apresentaram seus produtos, propuseram ideias e firmaram negócios e parcerias com vistas a fomentar o turismo na Serra Catarinense.

Artur Hugen, com Onéris Lopes/AI/Amures/Fotos: Divulgação