Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Mesa redonda debaterá novo traçado para o Parque Nacional de São Joaquim

Tamanho da letra A+ A-
Mesa redonda para debater o Projeto de Lei (PL) 10.082/2018, que redefine o traçado do Parque Nacional de São Joaquim e altera seu nome para Parque Nacional da Serra Catarinense

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e o Fórum Parlamentar Catarinense promovem, em Urubici, nesta sexta-feira(29) uma mesa redonda para debater o Projeto de Lei (PL) 10.082/2018, que redefine o traçado do Parque Nacional de São Joaquim e altera seu nome para “Parque Nacional da Serra Catarinense”. O evento será realizado no Salão da Igreja Matriz de Urubici, com início as 14 horas. 

Como expositores do evento foram convidados o presidente da Associação Vizinhos do Morro da Igreja (AMI), Erionei Mathias; o prefeito de Lauro Muller, Valdir Fontanella; o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma-SC), Alexandre Waltrick Rates; um representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); o advogado ambientalista, Vitor Burko; a coordenadora do Programa Rede das Águas e Advocacy da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro; e o advogado do Instituto Socioambiental (ISA), Mauricio Guetta. 

O deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC), autor do requerimento para realização do evento, destacou que o texto da lei 13.273/2016, sancionada em 15 de abril de 2016, incluiu erroneamente glebas de terras ao Parque Nacional de São Joaquim, sem o devido processo legal, afetando um número muito grande de famílias que vivem e tiram seu sustento daquela área rural. Outro problema grave que o novo traçado apresentou foi no tocante aos empreendimentos turísticos. “Santa Catarina é um estado reconhecido por suas belezas naturais, seja no que se refere ao litoral ou no que se refere ao turismo rural. Precisamos debater o tema com responsabilidade”, complementou o deputado Colatto. 

Para resolver o impasse, deputados do Fórum Parlamentar Catarinense apresentaram o PL 10.082/2018 e nesta mesa redonda pretendem ouvir a comunidade atingida para colher depoimentos e opiniões sobre o traçado.

Os deputados catarinenses Valdir Colatto, Jorginho Mello (PR), Ronaldo Benedett (MDB) e a deputada Carmen Zanotto (PPS) já confirmaram presença no debate.

Artur Hugen, com AI/Gabinete Colatto/Foto: Divulgação

Serviço

Mesa redonda para debater o PL 10.082/2018 – Parque de São Joaquim

Data: 29 de junho (sexta-feira)

Horário: 14 horas

Local: Salão da Igreja Matriz

Rua Policarpo de Souza Costa, 1090 – Centro. Urubici/SC

Mapa localização - https://goo.gl/XKkR2P