Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Governadora reforça apoio aos trabalhadores rurais do Paraná

Tamanho da letra A+ A-
Cida Borghetti participou da Assembleia da Fetaep e destacou a importância da agricultura familiar para a geração de emprego e renda no Paraná

A governadora Cida Borghetti reforçou nesta semana, o apoio do Governo do Paraná aos pequenos produtores a fim de garantir emprego e renda no campo. Ela participou em Curitiba da Assembleia Estadual da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetaep). A Assembleia reuniu representantes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais de todo o Estado.

Cida Borghetti ressaltou que a agricultura familiar é fundamental para o Paraná e a atividade das pequenas propriedades está sendo valorizada pelo Governo do Estado. “Temos dado todo o apoio porque a agricultura familiar é responsável por grande parque dos alimentos que estão na mesa dos paranaenses”, afirmou.

Ela também lembrou da participação do segmento na composição da merenda da rede estadual de ensino. Neste ano, foram assinados 152 contratos, com 144 cooperativas e associações de agricultores espalhadas pelo Estado para fornecimento de produtos às escolas. “A agricultura familiar é um segmento de grande importância para o setor agropecuário nacional e em especial para o paranaense”, afirmou Cida.

De acordo com a governadora, a agricultura familiar no Paraná forma a base econômica da maior parte dos municípios do Estado. “A agricultura é formadora e criadora de emprego, tem grande participação e responsabilidade no abastecimento do mercado interno”, afirmou. “É da agricultura familiar e das pequenas propriedades rurais que saem os alimentos que temos em nossas mesas todos os dias”, acrescentou.

Parceria

O presidente da Fetaep, Ademir Mueller, destacou a importância da presença da governadora Cida Borghetti na reunião do conselho para reforçar a parceria do Estado com a organização. “Nos honrou muito”, disse o dirigente. Segundo ele, a instituição mantém uma série de trabalhos com as secretarias da Agricultura e Abastecimento, do Trabalho e da Família e Desenvolvimento Social.

Mueller também destacou o apoio da Emater para o desenvolvimento das pequenas propriedades e dos trabalhadores rurais. “É um serviço de assessoramento para que as políticas públicas cheguem na ponta através dos sindicatos vinculados à nossa federação”, afirmou. Segundo ele, o Paraná tem cerca de 370 mil propriedades rurais, sendo 80% de propriedades de agricultores familiares.

Geração de empregos

O secretário especial do Trabalho e Relações com a Comunidade, Paulo Rossi, afirmou que o Paraná é o terceiro Estado na geração de empregos graças ao bom desempenho da agricultura do Estado e destacou que o incentivo a esta área é uma determinação do Governo Cida Borghetti. “Estamos fechando uma parceria com a Fomento Paraná para oferecer microcrédito aos trabalhadores rurais, a fim de incentivar a agricultura no Paraná e a geração de emprego e renda”, disse Rossi.

Investimentos

Nas últimas semanas foram repassados 25 veículos às centrais públicas de recebimentos e distribuição da Secretaria Estadual da Agricultura. “Os veículos dão apoio à logística e à comercialização de alimentos adquiridos por meio do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos, que atende aos agricultores familiares”, afirmou a governadora Cida Borghetti. O investimento foi de R$ 1,1 milhão.

Ela lembrou que também foram nomeados 255 novos profissionais na Emater, entre agrônomos, engenheiros e médicos-veterinários, para prestar orientação e assistência técnica aos agricultores paranaenses. “Retomamos as obras de adequação das estradas rurais, em benefício de famílias de pequenos produtores, e ampliamos os programas de regularização fundiária”, disse a governadora.

Balanço

Cida Borghetti fez um breve balanço de suas ações nos seus primeiros meses de governo. Entre elas destacou a Divisão de Combate à Corrupção, a não renovação dos contratos com as concessionárias de pedágio (que vencem em 2021), a recuperação das estradas do Paraná, além de investimentos em obras de diversas áreas.

Fetaep

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares, fundada em 1963 em Londrina, possui 310 Sindicatos de Trabalhadores Rurais filiados, o que abrange 90% dos sindicatos existentes no Paraná. Juntos eles representam cerca de 1,5 milhão de trabalhadores, entre agricultores assalariados e familiares, em todo o Estado. A Fetaep é filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Presenças

Estiveram presentes no evento Francisco Carlos Simioni (diretor-geral da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento), a dirigente sindical Silvana de Oliveira, e representantes das regionais da Federação e diretoria da Fetaep.

Artur Hugen, com AEN/GPr/Foto:Orlando Kissner/ANPr