Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Rally Caminhos da Neve passará pelas cidades mais frias do Brasil

Tamanho da letra A+ A-
Prova válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country terá mais de 30% de catarinenses, entre eles sete lageanos

O Rally Caminhos da Neve promete aquecer a Serra Catarinense neste final de semana. Carros, motos, quadriciclos e UTVs vão invadir a região da Coxilha Rica para o percurso inédito e mais gelado do calendário off road do Brasil, com largada, dia 29 e chegada em Lages, no dia 1º de julho, com passagem por Coxilha Rica, São Joaquim, Urubici, Urupema, Painel e Capão Alto.

Ao todo, serão 650 quilômetros de percurso, sendo 404 deles em especiais, nas provas que são válidas para o ranking brasileiro cross country em todas as categorias.

Se para os pilotos a ansiedade para correr no gelo só cresce, para as autoridades região que recebem o evento, a expectativa é extremamente positiva. Nacionalmente conhecida pelo clima frio e neve, agora também pretende ampliar e fomentar o turismo de aventura para os períodos fora do frio.

O "Caminhos da Neve" é uma excelente vitrine neste aspecto. “O impacto é extremamente positivo. Divulga a flora e a fauna da nossa região. Ficamos estigmatizados pelo turismo de inverno, mas temos muitas outras atrações e roteiros para oferecer, mesmo fora da época de clima frio", afirma um dos competidores.

O rally incentiva o turismo de aventura, que é forte apelo para explorarmos competitivamente o setor", destaca Antenor Pinto de Arruda, o Tena, Secretário de Turismo de Urupema, cidade onde está localizado um dos pontos mais gelados da Serra Catarinense - Morro das Torres - e onde será a linha de chegada da especial cronometrada de domingo da prova, depois os competidores do rali partem em deslocamento para a cerimônia de premiação que será em Lages, no  Lages Garden Shopping.

De acordo com Sara Dutra Correa, o Rally "Caminhos da Neve" certamente vai trazer um importante número de turistas e incremento à economia de São Joaquim,  onde é Secretária de Turismo e que faz parte do percurso. “O aumento no fluxo de visitantes por causa do evento, desde os organizadores e participantes, até o público em geral que vem para assistir o evento e que irão circular no comércio local, nos restaurantes, na rede hoteleira, postos de combustível. São 56 atividades que o turismo mobilizada.  E,  isso tudo injeta dinheiro e movimenta  toda a região.

Além de fomentar a prática do esporte, reforçar as belezas naturais serranas pelo trajeto que percorre e, ainda, ser um entretenimento bem diferente para os locais”, destaca, Sara. “Entre os principais atrativos do município de São Joaquim estão as vinícolas que produzem os já famosos Vinhos finos de altitude, a gastronomia elaborada com frescal e o queijo Serrano, incluindo belos pontos turísticos como a Igreja Matriz, o Monumento ao Fundador do Município e o Museu Histórico.

"Isso, naturalemente no clima das belas paisagens de inverno com geada ou até mesmo com neve”, concluiu a secretária.

Sobre o Rally Caminhos da Neve:

Disputado nas categorias carros, motos, quadriciclos e UTVs, o Rally Caminhos da Neve 2018 terá 650 quilômetros de percurso total em dois dias de provas, que inclui a passagem na encantadora região da Coxilha Rica e pelas cidades de Lages e Capão Alto, no sábado, e São Joaquim, Urupema, Urubici e Painel, no domingo. É válido pelas 8ª e 9ª etapas do Campeonato Brasileiro de Cross Country de Motociclismo e também pelas 9ª e 10ª etapas do Brasileiro Cross Country de Automobilismo.

O 1º Rally "Caminhos da Neve" é uma realização da ASCPE -Associação em Prol do Esporte. O patrocínio é da MH Tinturaria, Montreal Powersports, Supermercado Martendal, JA Posto de Ensaio e Zanoello. O apoio institucional é das Prefeituras Municipais de Lages, São Joaquim, Urubici, Urupema, Painel e Capão Alto, Painel. Conta também com o apoio do Lages Garden Shopping, Tenco Shopping Centers, Jeep Clube Independentes, Amures – Associação dos Municípios a Região Serrana, Festival de Inverno da Serra Catarina, CDL Lages, Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina e Polícia Militar de Santa Catarina.

A supervisão é da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, da FAUESC – Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e FCM – Federação Catarinense de Motociclismo.

Artur Hugen, com São Joaquim Online/Imagens: Imagem Mycchel Legnaghi/  Doni Castilho/Vinicius Ferraz

Atenção para o trajeto do Rally

A organização do Rally Caminhos da Neve informa as estradas que estarão interditadas no município de São Joaquim no dia 01/07 das 07hs às 14hs. E no municípios de Urubici, Urupema e Painel dás 08hs às 15hs.

Veja o Roteiro

São Joaquim:

  • Encruzo do Boava na SC até a Vila do Boava
  • Sentido marcheti
  • Nego da Belmira
  • Localidade dos baios
  • Adair Mendes
  • Desce sentido Invernadinha
  • Passando em Antonio e Joaquim Cardoso
  • Fazenda Lauro Zandonade
  • Fazenda São Paulo Velho até acesso da Mantiqueira
  • Sentido Campo de fora
  • Sentido Perico

Urubici:

  • Bom sucesso
  • Jararaca

Urupema :

  • Agrícola Fraiburgo
  • Capão do Jeca

Painel

  • Farofa
  • Casa de Pedra

Pedimos a compreensão e colaboração de todos para garantir a segurança dos pilotos e da comunidade local, por onde passa o roteiro, especiamente!