Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Usina de biogás de R$ 100 milhões será instalada no Vale do Caí em 2019

Tamanho da letra A+ A-
Parceria assinada pelo governador permitirá instalação da unidade em Montenegro, perto do Polo Petroquímico

A instalação de uma usina de biogás está saindo do papel para beneficiar a Região do Vale do Caí. O governo do Estado e a empresa JMalucelli Ambiental assinaram, nesta terça-feira (3), no Palácio Piratini, o protocolo de intenções para construir a unidade de R$ 100 milhões em Montenegro.

A planta, que será erguida em 2019, prevê a geração de energia e gases combustíveis a partir de resíduos orgânicos de origem vegetal ou animal (vindos das atividades agropecuárias).

Com previsão de operação para 2020, a usina vai produzir biogás, biometano, CO2, biofertilizantes e energia termoelétrica. A construção será a cinco quilômetros do município, próxima ao Polo Petroquímico, utilizando materiais de menor impacto ambiental. 

A Central de Tratamento Integrado de Resíduos Orgânicos pretende gerar em média 35 mil metros cúbicos/dia de biometano; 40 toneladas/dia de CO2; 2 MWm de energia térmica e elétrica; e 4 mil toneladas/mês de biofertilizantes. 

Para o governador José Ivo Sartori, é um grande desafio do Estado empregar novas tecnologias que preservem o meio ambiente e atendam ao Plano Estadual de Energia. "O empreendimento traz uma nova potencialidade energética como estratégia econômica, a partir de uma energia ambientalmente correta, demonstrando atitude inovadora", destacou.

De acordo com o diretor da JMalucelli Ambiental, Eduardo Covas Barrionuevo, o Rio Grande do Sul é pioneiro na legislação ambiental para produção de biomassa. "Apesar das 16 mil plantas que operam na Europa, a produção de biogás é recente no Brasil. Aqui no estado, vamos operar com produção em escala, com emprego tecnológico e sustentável", afirmou. 
Participaram os secretários de Minas e Energia, Susana Kakuta; de Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa; da Fazenda, Luiz Antônio Bins; do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana; além de representantes municipais e de entidades empresariais.

Artur Hugen, com Secom/GRS/ Foto: Karine Viana/Palácio Piratini