Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Solenidade marca início da execução do Plano Safra

Tamanho da letra A+ A-
“Sabíamos onde poderíamos chegar, em função do limite do teto de gastos e, com amplo diálogo, chegamos a bom termo, aumentando o volume de recursos, reduzindo juros e ainda criando novos programas”, disse Blairo Maggi

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, participou na manhã desta quarta-feira (4) de cerimônia do Banco do Brasil, marcando o início da execução do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2018/2019, que contou com  a presença do presidente da República Michel Temer.

Em seu discurso, o ministro destacou o consenso que marcou a negociação entre setores do governo e demandas dos representantes do setor privado para elaborar o plano neste ano.

“Sabíamos onde poderíamos chegar, em função do limite do teto de gastos e, com amplo diálogo, chegamos a bom termo, aumentando o volume de recursos, reduzindo juros e ainda criando novos programas”, disse Blairo Maggi sobre o PAP anunciado no último mês com volume de R$ 194,37 bilhões, dos quais cerca de 60% são operados pelo Banco do Brasil.

Sobre a importância do banco para o Plano safra, o ministro destacou que “além de importante colaborador na construção das diretrizes do plano, que é um processo de intensa negociação, a instituição faz o crédito chegar aos mais distantes rincões do Brasil, apoiandoo pequeno produtor e fomentando o desenvolvimento dos médios e grandes”.

O presidente Michel Temer enfatizou a importância do agronegócio brasileiro e o reconhecimento que esse setor tem no exterior, especialmente em função dos avanços tecnológicos propiciados por pesquisas da Embrapa.
O presidente do BB, Paulo Caffarelli, lembrou o papel que o agro tem para a instituição, respondendo por mais de 30% da carteira de crédito do banco e a tradição que o Banco do Brasil tem nesse setor.

Nei Marques Moreira foi primeiro cliente a assinar o contrato do plano safra com o BB, durante o evento.

Brasileiro é reeleito por aclamação presidente do Codex Alimentarius

O veterinário brasileiro Guilherme Costa, servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi reeleito nesta semana para a presidência da Comissão Codex Alimentarius. A comissão é responsável por definir padrões internacionais para a produção, controle, verificação e comercialização de alimentos.

Esses padrões alimentares e textos relacionados visam proteger a saúde dos consumidores e garantir práticas justas no comércio de alimentos. Guilherme Costa se comprometeu a continuar priorizando os trabalhos do organismo internacional de acordo com as propostas definidas pelos países membros relacionadas à segurança dos alimentos e às práticas leais de comércio.

A reeleição ocorreu por aclamação, procedimento adotado quando todos os países concordam com a escolha de um mesmo nome e nenhum outro membro lança candidato para concorrer pelo cargo. A decisão ocorreu durante a 41ª Sessão da entidade, na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, na Itália.

Guilherme foi eleito para seu primeiro mandato em 2017. O Brasil e a América do Sul nunca haviam ocupado a Presidência do Codex Alimentarius. Antes de ser eleito presidente, ele já havia sido vice-presidente do órgão por três anos e, há mais de 25 anos, está envolvido com as atividades da organização.

O Codex Alimentarius conta com três vice-presidentes, Mariam Eid, do Líbano; Purwiyatno Hariyadi, da Indonésia e Steve Wearne, do Reino Unido.

O Codex Alimentarius foi criado em 1963 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, 189 membros fazem parte da entidade.

Guilherme Costa trabalha na Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O veterinário já foi adido Agrícola da Missão Permanente do Brasil junto à OMC e a outras organizações econômicas em Genebra e tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de negociação e regulação para a segurança dos alimentos.

Artur Hugen, com Coordenação-geral de Comunicação Social do Mapa/Fotos: Divulgação