Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Prêmio Brastoa de sustentabilidade 2018/0129

Tamanho da letra A+ A-
Objetivo é Auxiliar seus associados a promover boas práticas no turismo tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais

A Braztoa, desde 2005, incorpora o conceito de sustentabilidade em suas atividades, para demonstrar, com ações práticas, os benefícios de incorporar a sustentabilidade a gestão de seus associados e empresas parceiras.

Até seu Estatuto Social foi modificado, inserindo mais um objetivo: “Auxiliar seus associados a promover boas práticas no turismo tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais”

Daí em diante, muitas iniciativas surgiram: viagens de benchmarking, fórum de sustentabilidade, a realização de um Encontro Comercial Braztoa Tecnológico (sem papel), compensação de CO2 gerado pela realização de eventos e criação do Programa Braztoa de Sustentabilidade, dentro do qual foram desenvolvidas inúmeras ações, incluindo requisitos de sustentabilidade para operadoras de turismo.

Em 2016, influenciada por transformações no mundo e no mercado, reavaliou seu papel como terceiro setor e sua visão de ser uma associação reconhecida pela competência e inovação no setor turístico – concluindo que, mais do que ter um programa específico, deveria ter a sustentabilidade no seu DNA. A sustentabilidade do negócio precisa continuar sendo a mola propulsora, observando as vertentes econômica, sociocultural e ambiental nas ações que a entidade executa. Buscar o NEGÓCIO SUSTENTÁVEL: aquele que, ao gerar benefícios para a sociedade, reduzir o impacto ambiental e produzir lucros, constrói capital social e atinge relevância suficiente para garantir sua própria sustentabilidade.

A BRAZTOA considera que seus associados são parte uma rede ampla e diversa que agrega as inúmeras partes do negócio do turismo. Dentro desta perspectiva abrangente,e buscando identificar e promover iniciativas e negócios sustentáveis, criamos o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.

Lançado em 2012, o Prêmio conta com mais de 200 iniciativas inscritas e 61 iniciativas premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil, escolhidas por um júri especializado formado pelas principais instituições relacionadas ao turismo sustentável, como OMT, ONU Meio Ambiente e Ministério do Turismo. Recenemente, agregamos todas as inciativas em uma plataforma eletrônica, o www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br

Artur Hugen, com AI/Braztoa/Imagem/Braztoa/Divulgação

Estão abertas as inscrições para a edição 2017/2018 – venha escrever a história do turismo sustentável no Brasil conosco!

QUEM PODE PARTICIPAR?

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é direcionado a empresas e outras organizações do setor de turismo que investem no desenvolvimento de iniciativas mais sustentáveis para o setor. Confira as categorias que podem se inscrever:

I – Associados Braztoa: Operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados;

II – Agências de Viagem: Empresas que comercializam produtos e serviços turísticos diretamente para o cliente final.

III – Meios de Hospedagem: Consideram-se meios de hospedagem os empreendimentos ou estabelecimentos, independentemente de sua forma de constituição, destinados a prestar serviços de alojamento temporário, ofertados em unidades de frequência individual e de uso exclusivo do hóspede, bem como outros serviços necessários aos usuários, denominados de serviços de hospedagem, mediante adoção de instrumento contratual, tácito ou expresso, e cobrança de diária.

  1. Resorts: Empreendimento hoteleiro de alto padrão em instalações e serviços, fortemente voltado para o lazer, em área de amplo convívio com a natureza, na qual o hóspede não precise se afastar para atender às suas necessidades de conforto, alimentação, lazer e entretenimento.

IV – Parceiros do Turismo: Abrangem operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações e organizações do terceiro setor, bem como as instituições governamentais, entre outros, não incluindo agências de viagem ou meios de hospedagem, que possuem categoria exclusiva.

V – Projetos Inovadores: Projetos submetidos por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior;

A melhor iniciativa/projeto de cada categoria será premiada com troféu e com assessoria educacional promovida pelo Senac. A iniciativa de maior pontuação dentre todas as categorias terá uma premiação adicional, o troféu Pr}emio Top Sustentabilizade e uma bolsa de estudos do Centro Universitário Senac para a pós-graduação a distância Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis.

INSCRIÇÕES

As inscrições acontecem de 07/05/18 a 31/08/18.

Quer apresentar uma iniciativa ou projeto?

Faça aqui o pré-cadastro e envie os documentos solicitados. É simples! É rápido!

LEIA O REGULAMENTO E INSCREVA-SE >