Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ministro da Integração Nacional recebe representantes de Santa Catarina para tratar dos estragos causados pelas chuvas no estado

Tamanho da letra A+ A-
Gilberto Occhi fala ao Fórum Catarinense( foto: divulgação)

(Brasília-DF, 29/10/2015) O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, recebeu nesta quinta-feira (29), em Brasília, o Fórum Parlamentar Catarinense e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Os representantes do estado foram pedir ajuda federal por causa das fortes chuvas que vêm causando estragos em Santa Catarina, principalmente nas regiões do Oeste, meio oeste e Vale do Itajaí.

Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 12 de novembro para que seja apresentado o levantamento dos prejuízos e os valores necessários para a recuperação dos estragos. “Esperamos já ter o relatório atual pra ver qual o encaminhamento, ver como o governo vai disponibilizar e quanto de recursos e para que o governo disponibilizará os recursos pra enfrentar mais uma vez essa dificuldade de Santa Catarina”, explicou o coordenador do Fórum, deputado federal Mauro Mariani (PMDB-SC).

Municípios

De acordo com o vice-presidente da Fecam, Hugo Lembeck (PMDB) mais de cem municípios catarinenses foram atingidos por vendaval, grazino ou enchentes. “Nós viemos pedir agilidade, especialmente nesse momento onde os municípios talvez estão vivendo o pior momento econômico da história dos municípios. Nós já estamos com muita dificuldade pra fechar as contas”, revelou Lembeck, que é também prefeito da cidade de Taió, no Alto Vale do Itajaí.

Apesar de concordar que o processo de liberação de recursos para atendimento de desastres naturais tem ganhado agilidade nos últimos anos, o prefeito reclamou da burocracia que ainda emperra a chegada do dinheiro ao estado.  “Pedi também a liberação de processos antigos. Nós temos processos do ano passado, de outros anos, até de 2010. A população não entende que tem que fazer um retorno de 8km pra atravessar um rio porque um processo está aqui, com a obra licitada e fica cinco seis meses pra se dar a autorização pra começar a execução da obra. ”

Também participaram do encontro o senador Dário Berger (PMDB) e os deputados federais Rogério Peninha Mendonça (PMDB) e Décio Lima(PT).

( da redação com edição de Genésio Araújo Jr)