Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Brasília sedia reunião do Fornatur

Tamanho da letra A+ A-
Ministro Vinicius Lummertz coordenou a 96ª reunião dos secretários e dirigentes estaduais de Turismo

A união de esforços por medidas que proporcionem avanços no mercado de viagens nacional marcou os debates de reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada nesta semana, em Brasília (DF).

A pauta englobou assuntos como facilidades à importação de equipamentos por parques temáticos e a criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico, locais dotados de legislações diferenciadas, voltadas à atração de negócios.

Presente ao encontro, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, apontou a necessidade de iniciativas que permitam aliar o Brasil a grandes players internacionais do setor. “Não podemos nos isolar do quadro mundial do turismo, e sim permitirmos a internacionalização de negócios.

As Áreas Especiais de Interesse Turístico, adotadas com grande sucesso, por exemplo, em Cancún, no México, podem ser replicadas no Brasil, a fim de explorarmos todo o nosso potencial para o turismo”, sustentou.

Também foram abordados temas como o aprimoramento da conectitivade aérea, de forma a se facilitar voos regionais, e a adoção de parcerias público-privadas e concessões para a exploração de serviços na área, como parques naturais. Presidente do Fornatur, Gustavo Arrais, secretário de Turismo de Minas Gerais, ressaltou a importância do trabalho conjunto no sentido de alavancar a ampliação do setor. “Precisamos reforçar nossa representatividade para evidenciarmos a grandeza do turismo”, conclamou.

Técnicos do MTur detalharam ainda o funcionamento do Prodetur + Turismo, linha de crédito operada pelo BNDES que financia projetos de estados, municípios e da iniciativa privada destinados a melhorias no segmento. A ferramenta disponibiliza um total de R$ 5 bilhões em empréstimos e já contempla propostas dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

Artur Hugen, com MTur/Foto: Jailson Sousa/MTur

Campanha da Embratur na Copa impacta mais de 300 milhões de pessoas

A ação integrada da campanha “Happy By Nature” divulga os destinos turísticos do Brasil no mundo todo

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) foi à Rússia e mostrou ao mundo como o povo brasileiro é feliz por natureza. O brasileiro, e como nos diferenciamos por meio do nosso modo de viver e receber os visitantes foram os fatores que determinaram o tom da comunicação com os estrangeiros. A campanha Happy By Nature (Felizes Por Natureza), que começou no dia 16 de junho, em Moscou, já alcançou 304 milhões de pessoas.

Somente na imprensa internacional o público estimado é de 200 milhões, por meio das mais de 50 matérias publicadas em jornais e portais. Nas mídias sociais, até o momento, são 104 milhões de impressões das publicações. Mais de 2,8 milhões de engajamentos nos posts, como curtidas, reações, comentários e cliques. Além disso, houve um alcance aproximado de 3 milhões via in?uenciadores digitais.

A campanha vai até o próximo dia 25 de julho, com a circulação de um ônibus nas ruas de Moscou, envelopado com imagens de destinos e atrativos turísticos brasileiros. O diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos, comemora o sucesso da ação: “Os números exitosos da campanha Happy By Nature influenciaram na ampliação da visibilidade e no aumento na base de fãs dos perfis do Visit Brasil. Foram mais de dois mil novos seguidores no Twitter, e mais de três mil no Instagram, em apenas duas semanas”, destacou.

De acordo com o diretor da Embratur, as publicações dos influenciadores em seus perfis também contribuíram para o aumento da visibilidade dos nossos canais. “Até agora, as publicações somaram mais de um milhão e meio de interações. Vale lembrar que alguns desses influenciadores também possuem fã-clubes, que compartilharam o conteúdo e interagiram tanto com as postagens deles, quanto com as do Visit”, informou Walter Vasconcelos.

Fizeram parte da campanha mais de 130 cartazes espalhados pela cidade de Moscou, com imagens de destinos e atrativos turísticos brasileiros; uma no aeroporto; um ônibus de turismo envelopado com imagens do Brasil e um vídeo que apresentava vários destinos brasileiros; shows com o cantor Diogo Nogueira que embalou russos e estrangeiros em cada parada; entrevista coletiva com mais de 50 jornalistas e influenciadores internacionais; ação com influenciadores digitais estrangeiros que, além de divulgar as ações durante os dias da campanha, viveram “um dia de brasileiro” em Moscou.

Na mídia impressa, foram 45 matérias somente na imprensa russa e quatro milhões de pessoas alcançadas por meio de matérias publicadas na Alemanha, além de 150 matérias veiculadas em TV, jornais impressos e online no Brasil. Houve, ainda, quase 40 horas de repercussões nas rádios; 48 publicações de in?uenciadores; 200 publicações nos per?s nacionais da Embratur, sete mil interações nesses posts, sete mil visualizações nos vídeos e registrado quase 90% de menções positivas sobre a campanha.

“O número de pessoas impactadas nas ruas de Moscou foi estimado em cerca de 5,2 milhões. O povo russo é muito parecido com o brasileiro: acolhedor, sorridente e muito feliz, daí, veio a estratégia montada pela Embratur e as agências envolvidas. Toda a nossa equipe técnica envolvida direta e indiretamente está de parabéns, pois, se não temos orçamento desejado, não quer dizer que não fizemos o melhor. O balanço tende a melhorar já que a campanha ainda está acontecendo nas ruas de Moscou”, enfatizou Walter Vasconcelos.

Happy By Nature

A escolha do tema central da campanha da Embratur se deu pelo grande apelo que o povo brasileiro tem no mundo. Em pesquisa após as Olimpíadas do Rio de Janeiro, 98% dos estrangeiros que visitaram o país durante os Jogos elencaram a hospitalidade dos brasileiros como o diferencial.

O mercado russo é considerado estratégico para o turismo no Brasil. O Instituto abriu, em setembro de 2017, um EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) no país e utiliza essa base para promover reuniões e encontros com empresários e operadores para a abertura desse mercado.

Dados do Ministério do Turismo apontam que, entre 2014 e 2017, o Brasil recebeu um total de 105.327 turistas russos. O movimento foi impulsionado pela realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Somente no ano da Copa, 36.969 turistas da Rússia estiveram no país. No ano passado, 23 milhões de russos viajaram para outros países. No entanto, apenas 19 mil escolheram o Brasil como destino. Esse é um dos motivos que fortaleceu a ideia da campanha Happy by Nature (Felizes Por Natureza), que aproveitou a alta concentração de pessoas de várias partes do mundo na Copa da Rússia para atrair não só os anfitriões do evento, mas também turistas de outros países, como Estados Unidos, México, Argentina, Alemanha e Inglaterra.

Artur Hugen, com Ascom/Embratur/Foto: Divulgação